Em indústrias onde o transporte de grandes cargas é frequente, podemos considerar que um elevador monta cargas é mesmo um dos “melhores amigos” deste negócio. Isto porque estes equipamentos garantem a segurança e a otimização da produção com a performance desejada. Conheça estes aliados de peso.

elevador-monta-cargas

No setor industrial, o transporte de mercadorias entre secções é uma constante. Os monta-cargas são, assim, essenciais para garantir uma produção fluída. Os monta cargas obedecem a legislação nacional, nomeadamente, à Diretiva Máquinas 2006/42/CE. É este o documento que indica as obrigatoriedades que cada setor de atividade deve respeitar, mediante os contextos.

Quando falamos em grandes mercadorias para movimentar de um lado para o outro, referimo-nos a equipamentos que transportam mais de 2 toneladas. Alguns equipamentos podem chegar a transportar 25000kg.

Para estes casos, um elevador monta-cargas deve ser equipado com:

  • Coluna dupla, para aumentar a robustez da estrutura;
  • Protecção em todo o perímetro do equipamento.
elevador-monta-cargas

Exemplo de monta-cargas com coluna dupla

Em contextos onde a produção já tem linhas automatizadas, os monta-cargas podem integrar esses processos. Ao serem instalados nestes contextos, farão – de forma contínua – o transporte da mercadoria do ponto A ao ponto B, sem intervenção do operador.

Os monta-cargas transportam – em exclusivo – mercadorias. O transporte de pessoas está proibido pela legislação. Se pretende que os operadores se possam movimentar neste equipamento terá que optar por um elevador monta-cargas homologado para tal finalidade, que já permite a elevação de pessoas e bens em simultâneo. Nunca coloque a segurança em risco, as normas são muito claras para este ponto!

elevador-monta-cargas-acompanhado

Exemplo de elevador monta-cargas acompanhado

Alguns exemplos de monta-cargas de grandes dimensões 

No último ano, a Liftech tem alguns exemplos de equipamentos que se destacam pela capacidade de carga. O maior desafio foi mesmo o monta-cargas instalado na Navigator.

Em Famalicão, numa empresa dedicada ao setor agrícola, destacou-se a instalação de um monta-cargas com capacidade até 3 toneladas.

elevador-monta-cargads

Elevador monta-cargas adaptado a cada contexto

Dentro de cada setor de atividade, há equipamentos que se adaptam melhor aos requisitos que outros. Tudo dependerá do tipo de carga que vai ser transportada. São as necessidades que vão ditar quais os modelos mais interessantes para a empresa. No artigo “Saiba o que são os elevadores industriais, e quais as melhores opções” pode analisar, mais pormenorizadamente, este tema. Aí consultará as diferentes tipologias de monta-cargas e as suas características essenciais.

Para mais informações sobre elevadores monta-cargas, entre em contacto com a Liftech. Uma equipa de técnicos especializados poderá ajudá-lo a chegar até ao equipamento ideal para cada negócio. Ligue o +351 229 432 830 (chamada para a rede fixa nacional) ou envie um e-mail para info@liftech.pt.

Outros artigos que lhe poderão interessar

Saiba o que são os elevadores industriais, e quais as melhores opções Os elevadores industriais são - tal como o próprio nome indica - equipamentos direcionados para as mais diversas indústrias. Estes servem, na grande m...
Como funcionam os elevadores industriais? Que são indispensáveis ao quotidiano de todos os negócios cuja a movimentação de cargas é necessária, isso ninguém duvida. Mas como funcionam os eleva...
Quais os preços dos elevadores monta cargas? No panorama industrial, as necessidades de elevação de grandes mercadorias são muitas! Os elevadores monta cargas dão uma resposta eficiente a estes ...