Um elevador para carros é uma solução que permite olhar para os espaços de estacionamento com outra visão. Ao utilizar o espaço disponível em altura, permite a maximização dos lugares de uma forma única. Saiba o que ter em conta para estimar o investimento neste tipo de equipamento.


Antes de mais, é importante entendermos o propósito dos elevadores para carros: facilitar o parqueamento de veículos em locais onde possa não estar a ser aproveitado ao máximo. A verdade é que a grande maioria dos locais deixa disponível um considerável espaço em altura livre, que sempre foi desvalorizado em termos de utilidade. Quantas garagens e parques de estacionamento possuem um pé direito alto e sem uso?

Ver Também: Elevadores de carros para garagens: uma boa opção do mercado

Os elevadores para carros colmatam este propósito de uma forma 100% segura e de manuseamento fácil no dia a dia. O sistema é simples:

  • O condutor dirige o carro para a plataforma, tal como se entrasse num lugar convencional;
  • Ao sair do carro aciona um mecanismo de controlo remoto;
  • O equipamento desloca o veículo parqueado — subindo, descendo ou deslizando — para o seu lugar.

Apesar de ser um sistema extremamente simplificado em termos de funcionamento para o utilizador, a escolha do equipamento certo para determinado espaço não é uma tarefa tão fácil. Atualmente, existem no mercado inúmeros equipamentos disponíveis que se diferenciam quer em termos de mecanismo, quer em termos do número de lugares de parqueamento.

Daí que estimar o investimento total de um destes equipamentos requer a análise aprimorada de um conjunto de requisitos que vão determinar o sistema ideal para o espaço e o preço do elevador para carros.

Modelos disponíveis de elevadores para carros

Na gama de sistemas de parqueamento automóvel Liftech, podemos segmentar os equipamentos em duas categorias principais: os modelos padrão e os modelos à medida.

Os modelos padrão permitem um pequeno aumento de espaço de parqueamento através da duplicação de lugares. São, também, os equipamentos mais económicos e mais requisitados para espaços com as dimensões mais reduzidas.

Para este caso, podemos ter em conta três aspetos essenciais para determinar o equipamento e, consequentemente, o preço do elevador para carros:

1. Qual o espaço disponível em altura, para a colocação do elevador? Dependendo do pé direito do espaço, poderá ser colocado um Duplicador de lugares de estacionamento standard ou um de alturas reduzidas. Este último sistema tem a particularidade de ter uma ligeira inclinação a 10º para aproveitar o perfil dos veículos. Assim, consegue-se o estacionamento de dois automóveis numa altura de 2.850mm.

2. Número de lugares que pretende parquear. Estes sistemas padrão apenas permitem dois carros estacionados. No entanto, um Duplicador de Lugares de Estacionamento com 4 postes, permite que diversos equipamentos sejam colocados lado a lado.

3. Qual o desnível a ser alcançado com o equipamento.
Neste tipo de elevadores standard para carros, apenas para parquear dois automóveis, poderemos contar com um investimento a partir de 8500€ + IVA.

Em todos os outros equipamentos, que maximizam o número de lugares a escalas muito diversas, cada solução necessita de um diagnóstico preliminar bem mais detalhado até se chegar ao investimento previsto.

Nessas situações, fatores como o número total de lugares, a necessidade de criação de poço, o acesso independente ou dependente dos veículos, bem como a colocação de sistema automático e desníveis em altura e comprimento são alguns dos pontos tidos em consideração.

Ver Também: Guia para a escolha do elevador de carros

elevadores auto

No catálogo de Parqueamento Automóvel Liftech pode consultar todas as informações técnicas e detalhes de cada um destes sistemas.

parqueamento automóvel

Se pretende um aconselhamento técnico sobre os elevadores para carros, bem como as soluções disponíveis para o seu espaço, entre em contacto com a Liftech. A nossa equipa terá todo o gosto em lhe apresentar esta solução com cada vez mais adeptos em Portugal. Ligue o +351 229 432 830 (chamada para a rede fixa nacional) ou envie um e-mail para info@liftech.pt.

Outros artigos que lhe poderão interessar

Estacionar carros em prédios pequenos: Descubra os elevadores auto Nos espaços mais reduzidos, todos os centímetros contam! Nas garagens de prédios pequenos, ainda mais... No entanto, existem soluções que potenciam a ...
Conheça as soluções de parqueamento automóvel em espaços reduzidos Como é possível conseguir mais lugares de estacionamento em menos espaço? No desenvolvimento de um parqueamento automóvel este é um dos maiores desafi...
Duplicadores de estacionamento: Saiba como pode estacionar 2 carros num lugar de garagem https://www.youtube.com/watch?v=ACndAYawMC0 Quando o espaço é limitado, mas precisa de estacionar mais do que um carro, há uma solução perfeita. ...