Chegar à conclusão da necessidade de um elevador de prédio é simples! Em edifícios com vários andares, uma solução de elevação apropriada ao transporte de pessoas e cargas é fundamental para agilizar o dia-a-dia e para auxiliar as pessoas com a mobilidade condicionada. No entanto, a instalação de um elevador num prédio pode suscitar algumas dúvidas.

elevador-de-predio


Por onde começar na instalação do elevador num prédio?

Em primeiro lugar, num prédio já habitado é importante entender se haverá consentimento de todos os condóminos quanto à instalação do elevador no edifício. Os elevadores são considerados como partes comuns do prédio, pelo que a sua instalação e manutenção deve ser objeto de concordância entre a maioria dos proprietários. A exceção a esta concordância dá-se em casos onde existam pessoas com a mobilidade condicionada. Nestes casos, a instalação de um equipamento de acessibilidades pode ser realizada sem se chegar a acordo com a maioria dos habitantes do prédio. Deste modo, a legislação estabelece estas condições para a colocação do elevador:

  • No caso de existir algum dos membros de um agregado familiar com a mobilidade condicionada, não é necessário o consentimento da maioria dos condóminos, sendo apenas necessária a comunicação prévia ao administrador do condomínio, observando as normas técnicas de acessibilidade que são previstas na legislação específica:
    • Colocação de rampas de acesso;
    • Colocação de plataformas elevatórias, caso não haja um elevador com porta e cabinas de dimensões suficientes para uma pessoa em cadeira de rodas.
elevador-de-predio-reuniao

O consenso entre a maioria os condóminos sobre a melhor solução é um passo muito importante neste processo

Deste modo, é importante que o projeto de elevador de prédio seja discutido entre todas as partes envolvidas, de modo a conseguir-se um possível acordo, nos casos em que tal é possível. A verdade é que, apesar do investimento inicial, os benefícios inerentes a este equipamento são boas questões para colocar em consideração..

Passo a Passo para a instalação de elevador de prédio

Após dado o primeiro passo, é o momento de avaliar todos os aspetos técnicos e as necessidades de obras de intervenção para a colocação do equipamento.

elevador-de-predioDe seguida, apresentamos-lhe uma checklist resumida dos principais passos a realizar até instalar o elevador no prédio:

  1. Verificar a dimensão disponível para a colocação do equipamento;
  2. Contactar uma empresa especialista em elevadores e marcar uma visita técnica ao local, onde será analisado o melhor local onde colocar o elevador, bem como as necessidades ao nível de obras de intervenção;
  3. Analisar os orçamentos obtidos e partilhar os dados com os restantes moradores, para a tomada de decisão;
  4. Avançar com a empresa escolhida para o fornecimento do equipamento. Esta poderá auxiliá-lo no desenvolvimento do caderno de especialidade, que deverá entrar na Câmara Municipal, para obter as licenças necessárias e concluir todos os processos administrativos;
  5. Coordenação da obra de intervenção, ajudando a equipa técnica para que tudo corra pelo melhor e com o mínimo de inconvenientes no quotidiano;
  6. Após a instalação do elevador, agilizar um plano de manutenção regular ao equipamento, para garantir que a operacionalidade está garantida.

Para se inspirar em algumas boas soluções para a instalação destes equipamentos em edifícios, consulte o artigo “As 5 melhores opções de elevadores em prédios”.

botao-consultar-artigo


Se desejar receber um orçamento sem compromisso, contacte a equipa Liftech.
Os seus especialistas em sistemas de elevação vão auxiliá-lo no desenvolvimento de um projeto à medida do seu espaço e das suas necessidades. Ligue o +351 229 432 830 ou envie um e-mail para info@liftech.pt.

Outros artigos que lhe poderão interessar

As 5 melhores opções de elevadores em prédios Os elevadores em prédios são imprescindíveis ao quotidiano! Seja para responder a uma necessidade de locomoção, seja para auxiliar no transporte de pe...
Tipos de elevadores para edifícios A reabilitação de edifícios está na ordem do dia. Os grandes centros populacionais estão repletos de prédios antigos que começam a ganhar nova vida. N...
Descubra o quão pequeno pode ser um elevador para prédio! Incrível o resultado Um elevador para prédio pode tornar-se um verdadeiro desafio, quando o espaço é limitado! Existem locais que, à primeira vista, podem colocar os técni...