As escadas em casa são alvo de preocupação para si ou para os seus familiares? Está na hora de olhar com atenção para uma opção tão versátil como é um elevador de escada.   

Uma coisa é certa: se chegou até nós, é porque o receio com a sua segurança ou de alguém que lhe é próximo está na sua cabeça! Entendemos bem as suas questões. Os degraus são uma verdadeira armadilha, quando começam a existir condicionamentos na mobilidade. As quedas são dos acidentes domésticos mais comuns, atingindo cerca de 70% das incidências, segundo dados do Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA). As escadas são dos locais mais propícios a quedas. E esta questão não é exclusiva dos mais idosos, apesar de ser a faixa etária mais afetada por esta questão.

Bastam alguns passos para verificar se uma cadeira elevatória pode ser instalada num local. O formato de escadas e as dimensões existentes são os aspetos essenciais neste diagnóstico.

Qual o tipo de escada existente?

  • Escada reta sem patamares
  • Escada reta com um ou mais patamares
  • Escada curva (uma ou mais curvas)
  • Escada em espiral

Dependendo do tipo de desenho da escada, é ajustada a colocação do carril onde a cadeira elevatória se irá deslocar. Quanto mais curvas existirem, mais se torna complexa a instalação do equipamento. No entanto, é incrível verificar a versatilidade deste equipamento.

Veja Também: Cadeiras elevatórias: que acessórios instalar?

elevador de escada

Quais as medidas mínimas para a instalação de um elevador de escada   

  • Escada com o mínimo de 75 cm de largura
  • Escada com espaço em altura suficiente para estar um adulto em pé

Se existirem estes dois requisitos, o mais certo é que seja possível a instalação da cadeira da escadas. Os modelos da Liftech são bastante compactos, pelo que em espaços mais pequenos, esta tem sido a melhor solução de acessibilidades.

Quando estão com o assento retraído, as cadeiras de escada restas ocupam, apenas, 38 cm. É uma dimensão bem pequena para que, quando não está em uso, nem dê por ela!

Gostaria de receber a visita de um dos nosso técnicos especializados, sem compromisso? Ele vai ajudá-lo no diagnóstico do espaço, verificando se um elevador de escada é o equipamento ideal para si. Entre em contacto através do +351 229 432 830 ou envie-nos um e-mail para info@liftech.pt.

Outros artigos que lhe poderão interessar

Elevador, cadeira de escadas ou plataforma elevatória: Qual a melhor solução para casa? Quando falamos nas acessibilidades em casa existe, por vezes, alguma confusão sobre o tipo de equipamentos que se ajusta a cada contexto. O elevador e...
Dicas para saber como comprar uma cadeira de escadas para idosos A esperança média de vida está a aumentar, o que resulta em novos desafios para um envelhecimento autónomo e independente. As cadeiras de escadas para...
Cadeiras eletricas para escadas: Fique a conhecer quais os preços destes equipamentos? O preço é, sem dúvida, um fator decisivo na aquisição de qualquer equipamento. As cadeiras elétricas não são exceção! No entanto, chegar ao preço das ...