Um degrau, dois degraus, meia dúzia de degraus. Até aqui nada de especial, até ao dia em que as suas pernas resolvem pregar uma partida ou quando um familiar em casa fica com a mobilidade condicionada. Aí, começam os desafios com as escadas! Nesse momento, a primeira coisa que lhe vem à cabeça será, certamente um elevador doméstico. Descubra as suas principais vantagens e desvantagens…

elevadores-domesticos


Os elevadores são dos equipamentos mais usados em prédios, seja para o transportes de pessoas, carrinhos de bebé ou pequenas cargas. Atualmente, é difícil imaginar um edifício com vários andares sem uma solução deste tipo. Aliás, a legislação é clara sobre este ponto: se um prédio habitacional possui mais do que cinco andares, é obrigatória a sua instalação.

No entanto, nas moradias particulares, cabe aos seus proprietários acautelarem a sua mobilidade no interior da casa, aquando da construção ou num momento em que necessitem de uma resposta para ultrapassar as escadas.

E é nesse momento de ponderação que começam as dúvidas! Os elevadores domésticos são boas opções? Quais os principais benefícios em ter o elevador em casa? Para o ajudar nesta tarefa, compilámos as principais vantagens que este equipamento lhe vai trazer.

Elevadores domésticos: as principais vantagens

  • Facilitam a mobilidade, com total segurança e autonomia;
  • Adaptáveis a qualquer ambiente interior ou exterior;
  • Silenciosos e de fácil instalação;
  • Modelos compactos, que permitem a instalação em locais de dimensão reduzida;
  • Regresso ao piso base, quando a energia elétrica falha;
  • As múltiplas opções de acabamento e personalização tornam o homelift único em cada projeto;
  • Consumo de energia reduzido (semelhante a uma máquina de lavar doméstica), com a possibilidade de ligação à rede doméstica (230V);
  • Não obrigatoriedade de manutenção periódica (apesar de aconselhada, para garantir sempre a total operacionalidade do equipamento).

E em termos de desvantagens?

Na verdade, não é simples encontrar desvantagens para a colocação deste tipo de equipamento numa casa. Mesmo o custo – que pode ser mais elevado do que outras soluções de acessibilidade (cadeira de escada, por exemplo) – tem um ótimo rácio em termos de custo/benefício e valorização comercial do espaço. Deste modo, apenas se possui um espaço muito reduzido é que pode considerar que o elevador retira espaço útil. Mas hoje em dia, com as soluções de homelifts cada vez mais compactas, até esta potencial desvantagem já não é uma questão limitadora.

elevadores-domesticos

Se pretende mais informações sobre elevadores domésticos, estamos ao dispor! Contacte a Liftech através do +351 229 432 830 (chamada para a rede fixa nacional) ou envie um e-mail para info@liftech.pt. Siga-nos, ainda, nas principais redes sociais e acompanhe as nossas novidades em termos de elevadores, cadeiras elevatórias e outros equipamentos de acessibilidades.

Outros artigos que lhe poderão interessar

Qual o preço para ter um elevador em casa Uma casa é sempre um sonho realizado! Quando há elevador em habitação é um conforto. Equacionar a instalação de um equipamento de elevação é sinónimo ...
As grandes verdades e mitos sobre os elevadores de casas Que os elevadores numa casa são muito úteis no quotidiano de quem não tem forças para subir degraus, disso ninguém tem dúvidas. No entanto, esta área ...
Descubra as mais recentes novidades sobre elevadores para casas Os elevadores para casas conseguem destacar qualquer espaço! Para além dos benefícios indiscutíveis ao nível da acessibilidade, são uma forte tendênci...