Se os degraus são uma verdadeira dor da cabeça, encontre as soluções mais simples para facilitar o seu quotidiano, tais como uma cadeira elevador. Neste artigo abordamos algumas das formas mais eficientes para enfrentar as limitações da perda de mobilidade.

cadeira-elevador

 


Quando o corpo começa a fraquejar, fruto da idade ou de algum problema de saúde, os degraus são dos principais perigos num espaço. Para além de ser difíceis de ultrapassar, são fator de risco para quedas acidentais.

Mas há formas de ultrassapar este desafio! E muitas das formas de o fazer nem sequer influenciam, de forma significada, o seu quotidiano. Basta dar o primeiro passo rumo à resolução do problema.

1. Instalar uma cadeira elevador nas escadas

As cadeiras elevatórias ficam em funcionamento no próprio dia da instalação e são, sem dúvida, a melhor estratégia para voltar a recuperar a independência. Para pessoas com alguma mobilidade – que se conseguem levantar e sentar neste assento sem ajuda – são os mais recomendados.

As cadeiras elevador são um dos equipamentos de acessibilidade mais económicos e rápidos de instalar num espaço. Para saber pormenores sobre o preço das cadeiras elevatórias, consulte o artigo que publicámos sobre este tema.

2. Colocar de um elevador no espaço

Os elevadores podem ser instalados em sítios particulares ou públicos. Quer seja num em construção ou em reabilitação, há sempre uma forma de instalar este equipamento. Mesma a dimensão é personalizada de acordo com as necessidades a responder. Se for num espaço doméstico, bastará um homelift de dimensão reduzida. Nestes casos é, até possível, integrar a sua instalação no vão de escadas.

cadeira-elevador

Exemplo de localização de um homelift numa habitação particular

3. Instalar corrimões de apoio

Um corrimão de apoio nas escadas permite aumentar a segurança e, ao mesmo tempo, garantir que se as pernas fraquejarem, haja forma da pessoa se segurar com maior facilidade.

4. Ponderar a aquisição de uma plataforma de escadas

Se existe alguém numa cadeira de rodas esta é a solução mais adequada para ultrapassar degraus, em sintonia com o elevador. Este equipamento permite a total independência da pessoa, visto que não necessita de nenhuma intervenção de terceiros no transporte. A própria plataforma transporta a cadeira de rodas e tem os comandos ao alcance.

5. Realizar obras de intervenção no espaço para inutilizar as escadas

Por vezes, quando os degraus começam a tornar o dia-a-dia alvo de perigo constante, outra das soluções é avançar com a adaptação do local. Com algumas obras de intervenção, poderá compilar todas as necessidades num só piso, para minimizar o risco.
No entanto, com tantos equipamentos que a atualidade lhe apresenta esta é, sem dúvida alguma, a solução menos eficaz e mais complicada de executar.

Agora que já conhece algumas das formas mais simples de ultrapassar degraus, saiba que pode entrar em contacto com a Liftech, para receber uma proposta personalizada e de acordo com as suas necessidades. Ligue o +351 229 432 830 (chamada para a rede fixa nacional) ou envie um email para info@liftech.pt.

Outros artigos que lhe poderão interessar

Soluções para prevenir queda de idosos em casa Apesar dos degraus - que facilmente são ultrapassados com a instalação de cadeiras elevatórias - serem um dos maiores obstáculos numa habitação com id...
Quais os preços das cadeiras elevatórias? https://www.youtube.com/watch?v=-AW-IKMbi-4 Quando ultrapassar degraus se torna um problema, tomar conhecimento dos preços das cadeiras elevatór...
Como as cadeiras elevatórias para escadas podem facilitar o dia a dia No quotidiano, nem nos apercebemos o quanto a mobilidade é fundamental! Só quando somos confrontamos com uma situação que coloca em risco a nossa inde...