Partilha nas redes sociais

Se está a construir uma moradia com vários pisos, vale a pena ler este artigo sobre os elevadores em casa. Mesmo que ainda não seja o seu caso, mais cedo ou mais tarde sentirá as dificuldades que as escadas podem trazer ao seu quotidiano ou dos seus familiares. Descubra a solução para resolver esses problemas.

elevador-em-casa

 

Num projeto de arquitetura um elevador em casa pode ser uma das opções que não surgem de modo imediato. Se nenhum dos intervenientes tiver, no momento da construção do imóvel, dificuldades de locomoção as escadas podem, num primeiro momento, não se constituir como um problema. No entanto, uma casa é um projeto a longo prazo, pelo que analisar cenários mais longínquos é importante e só valorizará o próprio espaço.

É o caso de ponderar a colocação do elevador em casa. Se considerar este aspeto no momento do projeto, pode não instalar logo o equipamento, mas ficará com todos os aspetos técnicos definidos e aprovados. A colocação do elevador pode carecer de um projeto de especialidade, que deverá ser aprovado juntamente com todo o restante projeto.

Aliás, os elevadores residenciais estão rodeados por diversos mitos que podem colocar algumas reservas na sua instalação. Pode consultar alguns dos principais no artigo “Os cinco mitos dos elevadores domésticos”, para verificar como não passam de mal entendidos.

Mas, então quais são os principais problemas que pode estar associados a escadas em casa?

  • Quedas acidentais, provocadas pelos degraus e algum distração na subida ou descida. Se houver condicionantes de mobilidade o risco ainda aumenta mais.
  • Dificuldade de transporte de pequenas cargas, entre pisos.
  • Maior cansaço, principalmente se as escadas forem usadas muitas vezes ou por pessoas mais idosas.

Como ter o elevador em casa

A instalação de um elevador em casa é um processo simples, quando acompanhado por profissionais da área, que o ajudarão em todos os momentos do projeto. Resumidamente, podemos considerar os seguintes passos:

  • 1. Definição do espaço onde colocar o equipamento (em projetos novos o seu Arquiteto ajudá-lo-á nesta questão ou os técnicos especializados da Liftech podem o auxiliar a identificar qual o melhor local);
  • 2. Contacto com a empresa de elevadores, para definição dos detalhes do equipamento e projeto de especialidade;
  • 3. Decisão sobre a instalação do elevador no imediato ou num momento futuro;
  • 4. Caso tenha optado pela instalação no momento, encontrar a empresa especializada para o efeito e definir todos os pormenores do equipamento, bem como a data para a instalação.
  • 5. Depois, é só começar a usufruir dos benefícios associados a ter um elevador em casa.

Para mais pormenores sobre este tema, pode consultar o artigo “O que devo saber antes de instalar um elevador residencial“ que o encaminhará sobre um conjunto de questões que deverá colocar antes de começar a delinear o seu projeto.


Se necessitar de mais informações sobre a instalação de um elevador em casa, entre em contacto com a equipa Liftech.
Estarão ao seu dispor profissionais especializados que, em conjunto consigo e com o seu Arquiteto, poderão verificar qual a melhor solução para o seu espaço. Ligue o +351 229 432 830 ou envie um e-mail para info@liftech.pt.

Outros artigos que lhe poderão interessar

Procura saber o preço dos elevadores residenciais Se está a construir uma habitação ou gostaria de melhorar o conforto e acessibilidade de um espaço, certamente já se interrogou sobre o preço dos elev...
Principais diferenças entre elevadores residenciais e plataformas de escada Apesar de terem uma utilidade comum, auxiliando as acessibilidades de um espaço, existem algumas características que distinguem os elevadores residenc...
Os 5 mitos sobre elevadores domésticos No que toca aos elevadores domésticos existem muitas ideias pré-concebidas que o podem induzir em erro. Se tem curiosidade sobre estes equipamentos, a...