Tem algum familiar próximo com degraus em casa que o estão a impedir de ter uma vida ativa? Já pensou em como as cadeiras de escada poderiam mudar a sua vida? Sem dúvida, este é um dos meios para evitar quedas nas escadas, mas há um conjunto de dicas que no dia a dia poderão ser realizadas, no âmbito da prevenção de acidentes involuntários.

cadeiras de escada

Uma moradia ou habitação repleta de espaço é o sonho da grande maioria das pessoas, mas os degraus, com o passar dos anos, podem tornar-se um pesadelo que tira o sono a qualquer um.

Tomar consciência do perigo inerente à utilização de degraus, quando a mobilidade está condicionada, é o primeiro passo para garantir que estes acidentes são evitados. Por vezes a prevenção pode levar a algum investimento na adaptação da casa, mas, certamente, perceberá que auxiliará a que ninguém se magoe. Neste artigo partilhamos consigo algumas das dicas que ajudarão na recuperação de uma vida ativa.

Boa iluminação perto das escadas
É fundamental instalar bons pontos de luz, de acesso fácil ou automáticos, que permitam uma visibilidade total de toda a escada, tanto na subida como na descida.

Cuidado com roupa comprida ou larga
A plena movimentação sem obstáculos é fundamental para a garantia de segurança.

Cuidar da visão
Muitas das quedas são originadas pela visão turva ou dificuldade em percecionar corretamente o local dos degraus.

Mantenha as escadas livres de obstáculos
Objetos perdidos no chão ou mal arrumados, pingas de água ou outro tipo de obstáculos nos degraus podem provocar a queda ou constituir-se como uma grande dificuldade a ser ultrapassada no momento da descida ou subida.

Corrimão nos degraus
A garantia de apoio durante todos os degraus é muito importante para dar segurança e auxílio aos mais idosos.

Garanta que as escadas se diferenciam do restante pavimento
Um bom contraste entre o pavimento e as escadas permite um reconhecimento mais fácil e evitar quedas acidentais nas escadas.

cadeiras de escadas Liftech

A instalação de cadeiras elevatórias

As cadeiras de escada são um precioso aliado na recuperação de uma vida ativa para os mais idosos, ou para pessoas que, por alguma condicionante física já possuam dificuldade na movimentação diária. As cadeiras de escada são fáceis de utilizar e permitem uma viagem confortável e segura.

Outras opções de acessibilidade para habitações…
Para além das cadeiras de escadas existem outros equipamentos que poderão ser instalados em casa, tais como elevadores residenciais. Este tipo de elevadores permitem aceder até 7 pisos e dada a sua dimensão muito reduzida podem ser instalados em, praticamente, todos os espaços.

 

Necessita de adaptar a sua casa ou de familiares próximos, para garantir a máxima segurança e autonomia no quotidiano? Veja como a Liftech poderá ajudá-lo com soluções de cadeiras elevatórias de escada ou elevadores que se ajustam ao espaço disponível.

Visite o nosso website em www.liftech.pt e contacte-nos.

Outros artigos que lhe poderão interessar

A construir casa? Descubra o momento ideal para a instalação do elevador Prever a instalação do elevador na construção de uma moradia é um passo primordial de um projeto. Dedicar algum tempo ao seu planeamento é importante ...
Requisitos sobre elevadores num projeto de arquitetura É arquiteto e gostaria de obter mais informações sobre os requisitos necessários para a colocação do elevador nos seus projetos? Consulte este artigo ...
Soluções para as escadas na reabilitação de prédios Nos prédios antigos, onde apenas existem escadas, como fazer para, na sua reabilitação, acrescentar uma solução que permita maior conforto e facilidad...