Quando a idade começa a avançar, a mobilidade vai-se perdendo. Ao conviver, no quotidiano, com os mais idosos é necessário tomar conhecimento das suas necessidades, para conseguir ajudá-los a ultrapassar dificuldades. Saiba como neste artigo.

Ver Também: Elevador de escadas para idosos: será um bom investimento?

Numa casa com mais do que um piso os idosos devem continuar a ter mobilidade. Dar-lhes a possibilidade de continuar uma vida ativa é importante para que se sintam bem. Uma das opções mais usuais é fazer com que fiquem confinados a um dos pisos, mas esta não é a solução ideal. Deixamos aqui algumas dicas úteis de como ajudar um idoso a ultrapassar escadas.

1.Seja paciente e dê tempo ao idoso para se deslocar


A tolerância é fator chave para lidar com dificuldades de locomoção. Incentive-os a utilizar o corrimão como ajuda a subir ou descer as escadas. Aconselhe-os a ultrapassar um degrau de cada vez e em segurança.

2. Não insista em fazer o idoso subir ou descer escadas se não estiver confortável


Se não haver confiança em ultrapassar este desafio não insista. Pode colocar em perigo o bem-estar da pessoa. Veja no ponto cinco como uma cadeira elevatória pode eliminar este desconforto.

Cadeira elevatória

Ver Também: Saiba como as cadeiras elevatórias para idosos podem ajudar a mudar a vida

3. Dê-lhes autonomia, mas esteja perto a acompanhar a subida/descida das escadas


Procure apoiar o idoso durante a movimentação, percebendo o que resulta e de que modo será, mesmo, uma ajuda. Um apoio no braço, dar a mão, ir sempre um degrau à frente na descida e um degrau atrás na subida, são algumas das formas de tentar auxiliar.

4. Tente adaptar o espaço às condicionantes


Na medida do possível, ajuste o espaço para facilitar o quotidiano do idoso. Se existem tapetes nas escadas ou no chão, opte por os retirar. Permita ainda que os espaços estejam amplos.

5. Adquira uma cadeira de escada


As cadeiras/elevador de escadas são ótimos equipamentos para auxiliar os mais idosos no quotidiano. Seguras, fáceis de usar pelos mais idosos são uma ajuda preciosa numa casa ou espaço com pessoas mais velhas. Funcionam mesmo em caso de quebra de energia.

cadeira de elevadores

Ver Também: Acessibilidades: Guia para combater acidentes em casa com idosos

Cadeiras elevatórias preços

As cadeiras elevatórias, de fácil instalação (normalmente no próprio dia), possuem um manuseamento simples e são a solução mais económica em termos de investimento. Para mais detalhes de cadeiras elevatórias preços consulte o artigo aqui publicado sobre este tema.

Outros artigos que lhe poderão interessar

Quais os preços das cadeiras elevatórias? https://www.youtube.com/watch?v=-AW-IKMbi-4 Quando ultrapassar degraus se torna um problema, tomar conhecimento dos preços das cadeiras elevatór...
As melhores soluções para aumentar a mobilidade em casa A perfeita movimentação no espaço em que habitamos é fundamental para o nosso bem-estar ou dos familiares que connosco moram. Com o avançar da idade o...
5 boas razões para ter uma cadeira de escadas Uma moradia grande ou espaço com degraus pode tornar-se um pesadelo quando não possui uma cadeira de escadas. Estes equipamentos facilitam o quotidian...