Quando a idade começa a avançar, a mobilidade vai-se perdendo. Ao conviver, no quotidiano, com os mais idosos é necessário tomar conhecimento das suas necessidades, para conseguir ajudá-los a ultrapassar dificuldades. Saiba como neste artigo.

cadeiras-elevatorias-precos

 

Numa casa com mais do que um piso os idosos devem continuar a ter mobilidade. Dar-lhes a possibilidade de continuar uma vida ativa é importante para que se sintam bem. Uma das opções mais usuais é fazer com que fiquem confinados a um dos pisos, mas esta não é a solução ideal. Deixamos aqui algumas dicas úteis de como ajudar um idoso a ultrapassar escadas.

1.Seja paciente e dê tempo ao idoso para se deslocar
A tolerância é fator chave para lidar com dificuldades de locomoção. Incentive-os a utilizar o corrimão como ajuda a subir ou descer as escadas. Aconselhe-os a ultrapassar um degrau de cada vez e em segurança.

2. Não insista em fazer o idoso subir ou descer escadas se não estiver confortável
Se não haver confiança em ultrapassar este desafio não insista. Pode colocar em perigo o bem-estar da pessoa. Veja no ponto cinco como uma cadeira elevatória pode eliminar este desconforto.

3. Dê-lhes autonomia, mas esteja perto a acompanhar a subida/descida das escadas
Procure apoiar o idoso durante a movimentação, percebendo o que resulta e de que modo será, mesmo, uma ajuda. Um apoio no braço, dar a mão, ir sempre um degrau à frente na descida e um degrau atrás na subida, são algumas das formas de tentar auxiliar.

4. Tente adaptar o espaço às condicionantes
Na medida do possível, ajuste o espaço para facilitar o quotidiano do idoso. Se existem tapetes nas escadas ou no chão, opte por os retirar. Permita ainda que os espaços estejam amplos.

5. Adquira uma cadeira de escada
As cadeiras/elevador de escadas são ótimos equipamentos para auxiliar os mais idosos no quotidiano. Seguras, fáceis de usar pelos mais idosos são uma ajuda preciosa numa casa ou espaço com pessoas mais velhas. Funcionam mesmo em caso de quebra de energia.

Cadeiras elevatórias preços

As cadeiras elevatórias, de fácil instalação (normalmente no próprio dia), possuem um manuseamento simples e são a solução mais económica em termos de investimento. Para mais detalhes de cadeiras elevatórias preços consulte o artigo aqui publicado sobre este tema.

Outros artigos que lhe poderão interessar

Quais os preços das cadeiras elevatórias? Quando ultrapassar degraus se torna um problema, tomar conhecimento dos preços das cadeiras elevatórias é o primeiro passo para começar a tomar uma de...
As melhores soluções para aumentar a mobilidade em casa A perfeita movimentação no espaço em que habitamos é fundamental para o nosso bem-estar ou dos familiares que connosco moram. Com o avançar da idade o...
5 boas razões para ter uma cadeira de escadas Uma moradia grande ou espaço com degraus pode tornar-se um pesadelo quando não possui uma cadeira de escadas. Estes equipamentos facilitam o quotidian...