A reabilitação de prédios está na ordem do dia, principalmente nos grandes centros urbanos. Cidades como Porto e Lisboa, por exemplo, têm visto os seus edifícios ganhar nova vida, face à crescente aposta neste tipo de espaços para habitação ou arrendamento temporário. Tenha a resposta para algumas das perguntas mais frequentes sobre a reabilitação de edifícios.

reabilitacao-de-predios

 Quais as principais razões para considerar um elevador na reabilitação de prédios?

As motivações para optar por um elevador na modernização dos edifícios são diversas. Em primeiro lugar, facilitará a venda do imóvel e incrementará a sua valorização. Uma solução de acessibilidade permitirá, ainda, o acesso a pessoas com mobilidade condicionada e o aumento de conforto no quotidiano (transporte de compras, carrinhos de bebé…).

Posso colocar qualquer tipo de elevador nos prédios reabilitados? É possível colocar um elevador em espaços pequenos?
Na reabilitação de prédios não há impossíveis. Atualmente, os elevadores residenciais – como os Homelifts da Liftech – abriram o leque de opções disponíveis para espaços reduzidos.

Como escolher a melhor opção de equipamento a usar no reabilitação de prédios?
Não existe uma só solução. Dependerá do local e do espaço disponível. Este influenciará o tipo de equipamentos a serem sugeridos para o edifício.

Quais os principais aspetos a considerar, antes de dar início ao projeto de reabilitação?
Antes de dar início ao desafio da reabilitação, aconselhámo-lo a pedir informações a empresas especializadas na área, que o ajudarão a tomar as melhores decisões. Ainda sobre este tema, poderá consultar o artigo que publicamos recentemente no blog sobre soluções para escadas na reabilitação de edifícios.

reabilitacao-de-predios

Exemplo de elevador na fachada de um prédio

Como fazer se o espaço interior não possibilitar, mesmo, a colocação de um elevador?
Em caso do espaço no interior não dispor de dimensões necessárias para a colocação do equipamento, pode optar pela colocação do elevador na fachada do edifício. Tem, ainda, ao dispor outras soluções de acessibilidade, como cadeiras ou plataformas elevatórias que podem ser integradas no vão de escadas.

A reabilitação de prédios é cara?
Neste tipo de projetos, cada caso é um caso. Dadas as características particulares do espaço, não é possível um valor estimado, sem uma análise profunda ao espaço, intervenções necessárias e custo total do projeto. No entanto, no que às acessibilidades diz respeito, temos a certeza que o custo/benefício será um ponto a considerar. Vai tornar o quotidiano muito mais simples, fácil e confortável para todos os moradores.

E o custo da manutenção é elevada?
Alguns elevadores – como os residenciais – trabalham com uma potência elétrica muito baixa (podendo ser monofásica), pelo que os custos mensais são controlados. Para além disso, as necessidades de manutenção preventiva periódica são reduzidas (4 visitas anuais), pelo que o seu custo é reduzido.

Tem um edíficio que gostaria de ver reabilitado pretende conhecer as soluções de elevação na reabilitação de prédios?

Na Liftech contamos com uma equipa especializada neste tipo de projetos. Entre em contacto através do +351 229 432 830 (chamada para a rede fixa nacional) ou info@liftech.pt.

Poderá, ainda, conhecer todas as novidades em www.liftech.pt ou nas principais redes sociais.

Outros artigos que lhe poderão interessar

As 6 melhores opções para a instalação de elevadores em prédios existentes Tem um edifício antigo que está a pensar a reabilitar e gostaria de conhecer as opções de instalação de elevadores para este tipo de prédio? Neste art...
Soluções para as escadas na reabilitação de prédios Nos prédios antigos, onde apenas existem escadas, como fazer para, na sua reabilitação, acrescentar uma solução que permita maior conforto e facilidad...
Como fazer a Reabilitação de um prédio Possui um prédio antigo e está a pensar reabilitá-lo? Antes de mais, saiba que existem apoios e projetos desenvolvidos com este objetivo de estimular ...