Partilha nas redes sociais

A manutenção de equipamentos de acessibilidade, como elevadores, não é exigida por lei em todos os casos mas aconselhável para a garantia de funcionamento em pleno. Neste artigo damos-lhe a conhecer quais os elevadores cuja legislação obriga a este plano de verificação regular, bem como as principais razões para contratar a um plano de manutenção.


manutencao-elevadores
Neste tema da manutenção de elevadores é importante entendermos, em primeira análise, que apenas os ascensores ou elevadores convencionais são obrigados por lei a ter um plano de manutenção regular. Todos os outros equipamentos que cumprem com a Diretiva Máquinas, como plataformas elevatórias, elevadores residenciais, cadeiras de escada, plataformas de escada ou monta-cargas, não possuem essa obrigatoriedade.

A Diretiva Máquinas, pelo Decreto-Lei n.º 103/2008, de 24 de Junho, estabelece os parâmetros de segurança e requísitos mínimos para a colocação no mercado de todo o tipo de máquinas. É, no entanto, o Decreto-lei 320/2002 que regula as indicações expressas relativas ao regime de manutenção e inspeção de ascensores, monta-cargas e demais equipamentos, bem como as condições de acesso à atividade, através da certificação das empresas para o efeito.

Para todos os outros equipamentos regulados pela Diretiva máquinas a obrigatoriedade é colocada de forma facultativa.

No entanto, a manutenção preventiva indicada pelos fabricantes é fator essencial para se manter válida a garantia de equipamentos. É através desta que que um funcionamento seguro e confortável está assegurado, bem como a certeza de uma utilização eficiente.

Tanto nos ascensores como nos elevadores residenciais, plataformas elevatórias, cadeiras de escadas ou plataformas de escadas, o uso correto e adequado, garantirá uma experiência confortavel e a máxima segurança em todas as viagens.

Quando falamos no setor industrial e comércio, a mantenção de monta-cargas é, tanto mais importante quanto os efeitos que podem trazer na laboração diária, em caso de avaria.

Quando devo requerer a manutenção preventiva?

O momento ideal para solicitar este serviço é no momento da aquisição dos equipamentos. A Liftech, apresenta aos seus clientes propostas de manutenção com condições muito competitivas.

Em média um contrato de manutenção poderá variar entre €20 e os €40 mensais, com uma periodicidade de 3 em 3 meses.

 

Necessita de um elevador para o seu espaço? Potencie a acessibilidade para todos e conheça as soluções Liftech, onde o desenvolvimento alia-se à instalação de ascensores modernos e fiáveis. Desafie-nos, saberemos responder com uma resposta eficiente e ajustada às necessidades. Visite www.liftech.pt ou siga-nos em www.facebook.com/liftech.

Outros artigos que lhe poderão interessar

Mais um ano de sucesso da Liftech na Tektónica Terminada mais uma edição da feira internacional de construção e obras públicas na FIL(Tektónica), o balanço é extremamente positivo para a Liftech. N...
Liftech patrocina Jornadas Técnicas de Elevadores A Liftech é presença assídua nas Jornadas técnicas de Elevadores, desde a sua fundação. A 4ª edição deste fórum de discussão foi realizada a 05 de jul...
Elevadores, plataformas elevatórias e cadeiras de escadas: Degraus deixam de ser problema! A acessibilidade diz respeito à capacidade de um local para ser acedido por qualquer pessoas, em termos de igualdade, a qualquer espaço ou local, inde...