Se necessita de uma solução de acessibilidade, saiba que uma plataforma de escada é um ótimo equipamento de apoio ao transporte de pessoas e pequenas cargas entre pisos. Neste artigo abordamos os principais aspetos que deverá levar em consideração ao escolher uma plataforma elevatória.

plataforma de escada

 

Existem diversos tipos de modelos de plataformas de escadas que pode utilizar no seu espaço. Estas distinguem-se em termos de dimensões, características e finalidade e pretendem responder aos desafios dos diferentes espaços.

Antes de avançar com a aquisição de uma plataforma elevatória, analise os pontos que vamos detalhar abaixo. Estes serão alguns dos fatores que o ajudarão a tomar uma decisão ponderada e que responda às suas necessidades.

5 perguntas essenciais a que deve responder antes de escolher a plataforma de escada

1. Qual a finalidade que terá a plataforma elevatória? Estes esquipamentos são muito versáteis. Para além de permitir o transporte de pessoas em cadeiras de rodas, uma plataforma de escada pode servir, também, para o transporte de pessoas e pequenas cargas (carrinhos de bebé, compras, mercadorias…). Pelo seu preço económico – em relação a outras soluções de elevação – é um caso sério a ser ponderado em prédios, casas ou edifícios públicos.

2. Onde será realizada a instalação da plataforma? Este é outro fator a levar em consideração na escolha da plataforma elevatória certa para si. Analise quantos pisos será necessário alcançar e as condicionantes do espaço. Por regra, o rail da plataforma de escada é instalado junto ao corrimão.

plataforma de escada

Exemplo da instalação de uma plataforma de escada junto ao corrimão

3. As escadas são retas ou curvas? Esta opção irá condicionar o tipo de plataforma a ser usada, bem como as características da sua instalação. Adicionalmente, deve ser definido o local para estacionamento do equipamento. Este pode ficar parado no fundo das escadas ou em curva, na lateral.

plataforma de escada

Exemplo de instalação em escada reta ou com curvatura

4. A plataforma de escada é para uso no interior ou exterior do espaço? Os modelos de plataformas elevatórias variam em termos de materiais. Para o uso destes equipamentos no exterior, opta-se por plataformas cujas matérias-primas resistam às condições atmosféricas adversas.

5. O espaço disponível é muito reduzido, que opções existem? Apesar de existirem plataformas de escadas bastante compactas, há locais onde a largura ou curvatura do espaço não permite a instalação de uma plataforma elevatória. Se for o caso, pode optar pela instalação de uma cadeira elevador. Saiba mais sobre estes equipamentos no artigo sobre os aspetos a considerar na compra de cadeiras elevatórias.

Escolher a plataforma elevatória certa para si é uma tarefa desafiante. Antes da aquisição, o período de ponderação é fundamental para garantir uma boa decisão. Confie no aconselhamento de profissionais que conhecem bem o setor. Tudo se tornará mais simples!

Se necessitar do apoio na escolha da plataforma de escada mais ajustada às suas necessidades, contacte a Liftech.

A nossa equipa de profissionais especializados em soluções de acessibilidade poderá ajudá-lo. Saiba o equipamento que responderá às suas necessidades! Peça um orçamento sem compromisso através do +351 229 432 830 (chamada para a rede fixa nacional) ou info@liftech.pt

Outros artigos que lhe poderão interessar

Mobilidade condicionada: saiba o que mudou na lei em termos de acessibilidade O ano de 2017, trouxe novidades em termos de legislação sobre a acessibilidade. Compilámos, neste artigo, algumas das principais mudanças e informaçõe...
Quanto custa uma plataforma elevatória para escadas / cadeira de rodas Necessita de uma plataforma elevatória para instalar num espaço em que haja degraus a serem ultrapassados? Neste artigo vamos abordar as principais s...
Vai comprar uma cadeira de escadas ou plataforma elevatória? Saiba os apoios que pode solicitar Se necessita de cadeira de escadas ou plataformas elevatórias para casa ou tem um familiar próximo com mobilidade condicionada, é fundamental conhecer...