Apesar dos degraus – que facilmente são ultrapassados com a instalação de cadeiras elevatórias – serem um dos maiores obstáculos numa habitação com idosos, existem muitos pontos em casa que necessitam de transformação.

Com o avançar da idade, a casa pode tornar-se um verdadeiro ninho de potenciais perigos mesmo ao espreitar da esquina. Estudos indicam que cerca de 30% das quedas em pessoas com mais de 65 anos acontece em casa. Esta percentagem eleva-se para os 80% quando falamos de pessoas com mais de 80 anos.

cadeiras-elevatorias-evitar-quedas-idosos
À primeira vista, poderemos logo suspeitar que as escadas que não possuem cadeiras elevatórias são uma das principais fontes de problemas, mas a verdade é que não são, de longe, o único. Existem inúmeros fatores que podem condicionar o quotidiano em idades mais avançadas.
A toma de medicação, o facto de viverem sozinhos e sem auxílio nas tarefas diárias ou o estado de saúde em geral, podem potenciar as quedas em casa.

Siga as nossas dicas…

  • Os tapetes devem estar bem fixos ao chão.
  • Os móveis devem estar em locais onde não seja afetada a passagem entre divisões.
  • Todos os espaços da casa devem ter boa luminosidade.
  • Nos degraus devem ser instaladas cadeiras elevatórias para auxiliarem a mobildade dentro de casa.
  • As idas frequentes de noite ao WC podem ser fonte de perigo. Mantenha os interruptores perto da cama e potencie soluções que permitam a um idoso, com idade mais avançada, não se levantar sozinho de noite.
  • Ainda no WC instale barras de apoio no chuveiro e coloque tapetes antiderrapantes na base da banheira ou polibã.
  • Na cozinha mantenha os utensílios mais usados diariamente em prateleiras baixas.
  • No exterior da casa instale, também, uma das várias soluções de cadeiras de escada existentes no mercado, para permitir que os idosos possam aceder aos espaços exteriores.

Tem um familiar em casa nestas condições e gostaria de saber informações sobre cadeiras de escada? Contacte a Liftech e tome conhecimento sobre as várias opções e características dos nossos equipamentos.

Outros artigos que lhe poderão interessar

Qual o elevador de escada certo para mim? Se tem dificuldades em movimentar-se, pensar em escadas é um dos maiores pesadelos do dia-a-dia, com solução à vista: um elevador de escada. Mas quais...
5 boas razões para ter uma cadeira de escadas Uma moradia grande ou espaço com degraus pode tornar-se um pesadelo quando não possui uma cadeira de escadas. Estes equipamentos facilitam o quotidian...
Saiba como instalar cadeiras de escadas em casa Quando subir ou descer escadas se torna um problema numa casa, a instalação de cadeiras de escadas é a opção mais rápida e económica. Neste artigo dam...