Para cada necessidade, há uma resposta que melhor se ajusta aos seus propósitos. Nas acessibilidades, também assim o é! Neste artigo, abordamos as principais questões que deverá ter em mente até chegar à plataforma elevatória de acessibilidade ideal para o seu espaço.


Que as plataformas elevatórias respondem com eficácia à necessidade de ultrapassar barreiras arquitetónicas, degraus ou fortes inclinações, disto não existem dúvidas. Mas, no momento de optar pelas soluções existentes no mercado, torna-se mais difícil entender a que melhor responde às suas pretensões.

O que é considerada uma plataforma elevatória de acessibilidade?

Antes de mais, é importante entender o conceito de plataforma elevatória. Este tipo de equipamento engloba todas as soluções de acessibilidades que têm por base uma plataforma de transporte de pessoas ou pequenas cargas. Por exemplo, considera-se plataforma elevatória uma plataforma de escadas, uma plataforma vertical para cadeira de rodas ou um homelift.

plataforma-elevatoria-de-acessibilidade

 

A legislação nacional determina as condições de acesso e regulação das plataformas elevatórias nos espaços públicos. Para consultar mais detalhes sobre este tema, aceda ao artigo “Mobilidade condicionada: saiba o que mudou na lei em termos de acessibilidade”.

Para determinar qual o tipo de equipamento que responderá, da melhor forma, às suas necessidades de transporte, é importante entender os principais elementos que as distinguem e que aspetos em comum partilham.

No seguinte quadro abordamos as principais questões que o farão chegar à sua plataforma elevatória de acessibilidade ideal!

Plataforma de EscadasPlataforma verticalHomelift
Quantas pessoas é necessário transportar em simultâneo?1 pessoa.Poderá transportar-se diversas pessoas em simultâneo, dependendo do tamanho da plataforma.Poderá transportar-se diversas pessoas em simultâneo, dependendo do tamanho do Homelift.
É necessária a autonomia total do utilizador no acionar dos comandos?
Ideal para espaços reduzidos.
Permite subir/descer diversos pisos. Depende do modelo escolhido

(Até 6 pisos)

Permite o transporte da cadeira de rodas.
O equipamento será colocado no exterior.
Permite personalização.XX

 

Gostaria de obter aconselhamento personalizado para o seu espaço? Entre em contacto com a Liftech. Uma equipa focada no cliente dar-lhe-á uma resposta atenta e direcionada às suas necessidades. Facilmente descobrirá qual a plataforma de elevatória de acessibilidade mais ajustada às características do seu espaço. Ligue o +351 229 432 830 (chamada para a rede fixa nacional) ou envie um e-mail para info@liftech.pt .

 

Outros artigos que lhe poderão interessar

Plataforma elevatória para deficientes: Descubra como é útil! Uma plataforma elevatória para deficientes responde ao direito essencial e imediato de todas as pessoas acederem - em igualdade - aos espaços públicos...
Elevador de Escada: As 4 melhores ideias para a instalação Elevadores de escadas são ótima opção para quem necessita de um apoio a subir e descer escadas. Como são equipamentos compactos adaptam-se, praticame...
Exemplos de acessibilidades em espaços públicos Plataformas elevatórias de escada são uma das soluções possíveis e mais rápidas de implementar em espaços públicos. Estas ajudam as pessoas mais idosa...