Para cada necessidade, há uma resposta que melhor se ajusta aos seus propósitos. Nas acessibilidades, também assim o é! Neste artigo, abordamos as principais questões que deverá ter em mente até chegar à plataforma elevatória de acessibilidade ideal para o seu espaço.


Que as plataformas elevatórias respondem com eficácia à necessidade de ultrapassar barreiras arquitetónicas, degraus ou fortes inclinações, disto não existem dúvidas. Mas, no momento de optar pelas soluções existentes no mercado, torna-se mais difícil entender a que melhor responde às suas pretensões.

O que é considerada uma plataforma elevatória de acessibilidade?

Antes de mais, é importante entender o conceito de plataforma elevatória. Este tipo de equipamento engloba todas as soluções de acessibilidades que têm por base uma plataforma de transporte de pessoas ou pequenas cargas. Por exemplo, considera-se plataforma elevatória uma plataforma de escadas, uma plataforma vertical para cadeira de rodas ou um homelift.

plataforma-elevatoria-de-acessibilidade

 

A legislação nacional determina as condições de acesso e regulação das plataformas elevatórias nos espaços públicos. Para consultar mais detalhes sobre este tema, aceda ao artigo “Mobilidade condicionada: saiba o que mudou na lei em termos de acessibilidade”.

Para determinar qual o tipo de equipamento que responderá, da melhor forma, às suas necessidades de transporte, é importante entender os principais elementos que as distinguem e que aspetos em comum partilham.

No seguinte quadro abordamos as principais questões que o farão chegar à sua plataforma elevatória de acessibilidade ideal!

Plataforma de Escadas Plataforma vertical Homelift
Quantas pessoas é necessário transportar em simultâneo? 1 pessoa. Poderá transportar-se diversas pessoas em simultâneo, dependendo do tamanho da plataforma. Poderá transportar-se diversas pessoas em simultâneo, dependendo do tamanho do Homelift.
É necessária a autonomia total do utilizador no acionar dos comandos?
Ideal para espaços reduzidos.
Permite subir/descer diversos pisos.  Depende do modelo escolhido

(Até 6 pisos)

Permite o transporte da cadeira de rodas.
O equipamento será colocado no exterior.
Permite personalização. X X

 

Gostaria de obter aconselhamento personalizado para o seu espaço? Entre em contacto com a Liftech. Uma equipa focada no cliente dar-lhe-á uma resposta atenta e direcionada às suas necessidades. Facilmente descobrirá qual a plataforma de elevatória de acessibilidade mais ajustada às características do seu espaço. Ligue o +351 229 432 830 ou envie um e-mail para info@liftech.pt .

 

Outros artigos que lhe poderão interessar

Saiba como ajudar um idoso a subir e descer escadas Quando a idade começa a avançar, a mobilidade vai-se perdendo. Ao conviver, no quotidiano, com os mais idosos é necessário tomar conhecimento das suas...
Plataforma elevatória de escada ou elevador residencial? Saiba qual se adapta melhor às suas necessidades Quando necessita de uma solução de acessibilidade, começam as dúvidas sobre qual a opção que responderá melhor às suas necessidades. Descubra as princ...
Guia de preços de Plataformas elevatórias para cadeira de rodas Para auxiliar os cidadãos em cadeiras de rodas, as plataformas elevatórias permitem a mobilidade entre pisos, de forma totalmente autónoma e independe...