Os monta-cargas para empresas são instrumentos essenciais para o transporte vertical de mercadorias nos mais variados setores de atividade. Estes equipamentos servem propósitos de diversa ordem e podem ser adaptados à indústria, ao comércio ou à restauração. Explore as suas principais finalidades e saiba como escolher o que mais se ajusta às necessidades da sua empresa.

Podemos considerar os elevadores monta-cargas como um dos “melhores amigos” de inúmeros negócios. Indispensáveis ao trabalho diário, requerem alguma atenção no momento da sua aquisição. Até porque, nas empresas, cada decisão contribui – de forma muito comprometedora – para o sucesso e crescimento.

Entre os diversos modelos de monta-cargas para empresas, a escolha pode parecer difícil. No entanto, seguindo os pontos que destacamos de seguida e com uma orientação profissional especializada, temos a certeza que optará pelo solução mais ajustada à sua realidade!

5 pontos a considerar na aquisição de um monta-cargas para empresas

  • Que tipo de carga vai transportar?
  • Qual o peso máximo da carga veiculada?
  • Qual a dimensão do tipo de objetos a serem transportados?
  • O transporte será – em exclusivo – de cargas?
  • A plataforma onde serão colocados os objetos para transporte necessitará de estar cabinada?
elevador-monta-cargas

Exemplo de um elevador monta-cargas

Será da resposta a estas 5 questões principais que vai sair o monta-cargas ideal para as suas necessidades. De forma resumida, a escolha tem por base estes equipamentos, todos eles homologados pela Diretiva Máquinas 2006/42/CE:

  • Monta-pratos – Ideais para pequenas cargas, de dimensão média, com pesos entre os 50kg e os 100kg. Ajustados aos setores hospitalares, restauração ou à hotelaria.
  • Mini-cargas – Transporte até aos 500kg. Adaptam-se ao transporte de mercadorias ao nível do solo. São ajustados a contextos industriais.
  • Elevadores monta-cargas – Transporte entre os 200kg e os 5000kg, recorrendo a uma plataforma, de dimensão personalizada à medida.
  • Monta-cargas acompanhado – Muito usuais em edifícios comerciais.
  • Plataforma tesoura – Transporte de cargas gerais, sendo um equipamento de ótimo relação qualidade/preço. Podem movimentar até 5000kg. Ajustados a contextos comerciais e industriais, tais como concessionários de automóveis, a título exemplificativo.

Após esta primeira filtragem, o caminho até ao monta-cargas ideal para a sua empresa deve ser acompanhado por um profissional que detalhará os pormenores do fornecimento.

Se está a querer obter mais informações sobre este tipo de equipamentos de elevação poderá estar, também, interessado em consultar o artigo dedicado ao funcionamento dos elevadores industriais. [link para https://www.liftech.pt/blog/elevadores-industriais-como-funcionam/]

Que tipo de empresas podem instalar os monta-cargas

Este tipo de equipamentos são adaptados às mais diversas finalidades. Sempre que haja a necessidade de transportar uma carga entre dois ou mais pisos, os monta-cargas podem cumprir com esta tarefa.

Entre os setores de atividade onde são mais usuais, destacam-se os restaurantes, os hotéis, a indústria, a logística, os hospitais ou os edifícios comerciais. Onde existam cargas para transportar, estes equipamentos permitem a otimização de tempo e uma maior racionalização do esforço do capital humano. Até porque, o peso limite que cada colaborador pode transportar está legislado e não pode ser ultrapassado.

Tenha em consideração…
Os monta-cargas servem – exclusivamente – para o transporte de cargas em geral, estando o seu acesso reservado apenas para esta finalidade. Com exceção do monta-cargas acompanhado, que permite o transporte de pessoas, todos os outros equipamentos são destinados unicamente a mercadorias.

elevador-monta-cargas-acompanhado

Exemplo de um monta-cargas acompanhado, que pode transportar até 5000kg

Para mais informações sobre os monta-cargas para empresas, não hesite em contactar a equipa técnica da Liftech. Os nossos profissionais poderão ajudá-lo na opção a considerar para o seu negócio. Afinal, a. Ligue o +351 229 432 830 ou envie um e-mail para info@liftech.pt 

Outros artigos que lhe poderão interessar

Monta cargas para restaurantes? Veja o Guia passo a passo Se tem um restaurante ou hotel onde a cozinha está num piso inferior ou superior à área de refeições, o monta cargas para restaurantes é um dos equipa...
Como fazer a Reabilitação de um prédio Possui um prédio antigo e está a pensar reabilitá-lo? Antes de mais, saiba que existem apoios e projetos desenvolvidos com este objetivo de estimular ...
3 ideias criativas de elevadores para prédios pequenos Os elevadores para prédios pequenos podem ser um verdadeiro desafio! No entanto, é possível que, com algum planeamento e aproveitando as melhores solu...