Aquando da reabilitação de um prédio, a colocação de elevadores é uma das hipóteses equacionada. Com inúmeros benefícios para todos os inquilinos, este equipamento é um pontos-chave de qualquer modernização de um edíficio. Descubra mais sobre a instalação de elevadores em prédios antigos.
Os elevadores são equipamentos fundamentais em prédios! A tendência atual de habitação vertical cria a crescente necessidade da instalação destes equipamentos, visto que tornam o quotidiano muito mais confortável.
Indispensáveis para os moradores com a mobilidade condicionada são, igualmente, muito úteis para todos os outros. No dia-a-dia, há sempre compras para transportar, carrinhos de bebé para levar ou pequenas cargas para serem levadas.
A instalação de elevadores em prédios antigos é mais simples do que possa parecer à primeira vista. Este tipo de obra não é, de todo, das obras mais complexas num processo de renovação. O segredo está em recorrer a uma equipa especializada, que tenha conhecimento integrado em engenharia e transporte vertical, para apoiar a obra em todos os aspetos necessários.
O projeto é sempre desenvolvido do ponto de vista de otimização do espaço, facilidade de acesso dos moradores e o mínimo de intervenções. A instalação destes elevadores pode, nomeadamente, ser realizada com os inquilinos a morar no edifício, pelo que não lhes afetará – de forma significativa – o seu quotidiano.

Exemplo de elevador em local com pequenas dimensões
A importância da instalação de elevadores em prédios
- A existência de elevadores nos prédios é uma enorme mais valia e um forte argumento de venda dos apartamentos;
- No quotidiano, é um dos equipamentos de suporte mais utilizados;
- O custo/benefício é muito atrativo;
- A instalação de elevadores em prédios antigos é mais simples do que possa imaginar.
Passos chave para a instalação de elevadores em prédios
1. Análise do espaço, opções possíveis de colocação e considerações principais em relação à estrutura do prédio, traçado arquitetónico e determinação das principais finalidades do elevador.
2. Desenvolvimento da proposta e, se necessário, trabalho em equipa com os arquitetos e responsáveis de obra. Em termos de projeto de especialidade, no caso concreto da Liftech, é realizado o apoio direto a esta área. Para mais informações sobre este tema consulte o artigo “Requisitos sobre elevadores num projeto de arquitetura”.
3. Discussão das propostas disponíveis e decisão sobre qual das opções irá avançar.
4. Início de obra e instalação do elevador no local designado.
5. Verificação final do equipamento e seu funcionamento.
6. Manutenção preventiva periódica, para garantir a plena operacionalidade.
Locais onde pode ser feita a instalação de elevadores em prédios antigos
Gostaria de obter mais informações sobre elevadores em prédios antigos? Entre em contacto com a Liftech. Visite www.liftech.pt ou utilize o número +351 229 432 830 (chamada para a rede fixa nacional) ou e-mail info@liftech.pt.