Aquando da reabilitação de um prédio, a colocação de elevadores é uma das hipóteses equacionada. Com inúmeros benefícios para todos os inquilinos, este equipamento é um pontos-chave de qualquer modernização de um edíficio. Descubra mais sobre a instalação de elevadores em prédios antigos.

instalacao-elevadores-predios-antigos

Os elevadores são equipamentos fundamentais em prédios! A tendência atual de habitação vertical cria a crescente necessidade da instalação destes equipamentos, visto que tornam o quotidiano muito mais confortável.

Indispensáveis para os moradores com a mobilidade condicionada são, igualmente, muito úteis para todos os outros. No dia-a-dia, há sempre compras para transportar, carrinhos de bebé para levar ou pequenas cargas para serem levadas.

elevadores residenciais

A instalação de elevadores em prédios antigos é mais simples do que possa parecer à primeira vista. Este tipo de obra não é, de todo, das obras mais complexas num processo de renovação. O segredo está em recorrer a uma equipa especializada, que tenha conhecimento integrado em engenharia e transporte vertical, para apoiar a obra em todos os aspetos necessários.

O projeto é sempre desenvolvido do ponto de vista de otimização do espaço, facilidade de acesso dos moradores e o mínimo de intervenções. A instalação destes elevadores pode, nomeadamente, ser realizada com os inquilinos a morar no edifício, pelo que não lhes afetará – de forma significativa – o seu quotidiano.

350

Exemplo de elevador em local com pequenas dimensões

A importância da instalação de elevadores em prédios

  • A existência de elevadores nos prédios é uma enorme mais valia e um forte argumento de venda dos apartamentos;
  • No quotidiano, é um dos equipamentos de suporte mais utilizados;
  • O custo/benefício é muito atrativo;
  • A instalação de elevadores em prédios antigos é mais simples do que possa imaginar.

Passos chave para a instalação de elevadores em prédios

1. Análise do espaço, opções possíveis de colocação e considerações principais em relação à estrutura do prédio, traçado arquitetónico e determinação das principais finalidades do elevador.

2. Desenvolvimento da proposta e, se necessário, trabalho em equipa com os arquitetos e responsáveis de obra. Em termos de projeto de especialidade, no caso concreto da Liftech, é realizado o apoio direto a esta área. Para mais informações sobre este tema consulte o artigo “Requisitos sobre elevadores num projeto de arquitetura”.

3. Discussão das propostas disponíveis e decisão sobre qual das opções irá avançar.

4. Início de obra e instalação do elevador no local designado.

5. Verificação final do equipamento e seu funcionamento.

6. Manutenção preventiva periódica, para garantir a plena operacionalidade.

Locais onde pode ser feita a instalação de elevadores em prédios antigos

elevadores-1

elevadores-2

elevadores-3

Gostaria de obter mais informações sobre elevadores em prédios antigos? Entre em contacto com a Liftech. Visite www.liftech.pt ou utilize o número +351 229 432 830 (chamada para a rede fixa nacional) ou e-mail info@liftech.pt.

Outros artigos que lhe poderão interessar

Requisitos sobre elevadores num projeto de arquitetura É arquiteto e gostaria de obter mais informações sobre os requisitos necessários para a colocação do elevador nos seus projetos? Consulte este artigo ...
Elevador residencial: Passo a passo para o ter dentro de casa Pretende ter um elevador residencial mas tem dúvidas por onde começar? Neste artigo vamos ajudá-lo a entender quais os principais passos a dar para in...
Elevadores domésticos podem transportar cadeiras de rodas? Os elevadores domésticos são uma das opções de acessibilidade que permitem o transporte de pessoas com a mobilidade reduzida. Mas todos darão para ca...