Os elevadores são dos equipamentos mais usados em prédios. Facilitam o quotidiano dos condóminos e permitem uma maior comodidade de todos. Neste artigo, abordamos algumas das principais dicas para a instalação de elevador num condomínio.

instalacao-de-elevador-condominio

Não restam dúvidas que numa sociedade moderna, onde cada vez mais se opta por habitações em altura, os elevadores são dos principais requisitos num prédio. No momento da sua instalação, é importante que quem esteja responsável pela construção da obra ou, no caso de já ser um prédio mais antigo, o condomínio, tenha em consideração alguns pontos fundamentais sobre este tema. É o que abordaremos neste artigo, procurando compilar algumas das principais dicas para a instalação do elevador e sua manutenção. Considerar estes pontos vai ajudar a uma melhor instalação e, consequentemente, uma utilização mais segura e eficiente destes equipamentos.

1. Estude o local onde vai ser instalado

Esta primeira dica é tão importante para a instalação num prédio novo como num edifício já existente. A localização é fundamental, quer em termos de orçamento, quer em termos de utilidade. O elevador deve ter uma área dedicada a todo o mecanismo e estar num espaço que sirva à grande maioria dos habitantes do espaço. Para saber os melhores locais para a instalação do elevador num prédio antigo, consulte este artigo.

2. Consciencialize os condóminios para o seu uso

Caberá a quem está com a responsabilidade da gestão do condomínio esta função. O elevador é um dos equipamentos mais utilizados por todos e, consequentemente, um dos que leva a maior fatia do orçamento comum em energia. Demonstrar a importância numa utilização responsável será meio caminho andado para o sucesso.

3. A instalação do elevador e a aceitação pela maioria dos condóminos

Esta dica é direcionada para a instalação de elevadores em prédios antigos, uma vez que nos prédios novos, o elevador já estará incluído na infraestrutura base do edifício. Nesse caso, a legislação indica que esta decisão da instalação de elevador tem ser da aceitação da maioria dos habitantes do espaço. Excluem-se deste caso as situações em que existem habitantes com mobilidade reduzida. Neste caso, os restantes

condóminos podem optar por não participar no custo do equipamento, mas não se podem opor à colocação do mesmo.

4. Não descure as dicas de economia de energia

Este ponto será benéfico para as contas do condomínio e, consequentemente, para o bolso de todos os que habitam no prédio. A instalação de sensores de movimento nas luzes do elevador, o desligar um dos elevadores (caso exista mais que um) em horários de menor movimento e a responsabilização de todos são algumas das questões que podem ser abordadas. Quantas vezes vemos crianças mais pequenas a carregar em todos os botões do elevador, obrigando o equipamento a viagens desnecessárias? No quotidiano, há pequenos gestos que podem fazer toda a diferença.

5. No momento da instalação do elevador, pondere logo o contrato de manutenção preventiva

A manutenção do elevador, para além de obrigatória, é fundamental para garantir a sua fiabilidade e, ao mesmo tempo, uma maior eficiência do equipamento.

Pretende informações adicionais sobre a instalação de elevador num condomínio?

Entre em contacto com a Liftech. Com mais de cinco dezenas de anos de experiência na área dos elevadores verticais para pessoas e cargas, a empresa tem uma equipa ao seu dispor para lhe apresentar o projeto mais ajustado às suas necessidades. Visite www.liftech.pt ou entre em contacto através do info@liftech.pt ou +351 229 432 830.

Outros artigos que lhe poderão interessar

Quais os edifícios obrigados a ter elevadores? Os elevadores em prédios são dos equipamentos que mais uso têm no quotidiano. Estes são indispensáveis para a acessibilidade e comodidade dos seus res...
Requisitos sobre elevadores num projeto de arquitetura É arquiteto e gostaria de obter mais informações sobre os requisitos necessários para a colocação do elevador nos seus projetos? Consulte este artigo ...
Tudo o que precisa de saber sobre a construção da caixa dos elevadores Se tem em desenvolvimento um projeto de construção civil onde está previsto um espaço para elevador, vale a pena olhar uns minutos para este artigo. N...