Uma casa é palco de múltiplas alegrias mas também pode esconder alguns perigos! Estatísticas demonstram um elevado número de acidentes domésticos. Entre os mais comuns, estão os acidentes com os idosos.
art-dez-acessibilidades-guia-idosos

 

É precisamente nesta faixa etária que os perigos são ainda maiores! Dados publicados pelo EVITA – Epidemiologia e Vigilância dos Traumatismos e Acidentes, coordenado pelo INSA – Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge, citado pelo Jornal Público, o 1º semestre de 2019 contou com mais de 60.000 acidentes domésticos. 20% dos casos aconteceu com idosos!

A verdade é que no conforto do lar encontram-se muitos perigos que, há primeira vista, passam despercebidos enquanto todas as faculdades cognitivas e físicas estão presentes. Mas com o avançar da idade, a segurança em casa nem sempre é acautelada devidamente.

E as fragilidades podem ser encontradas em todas as divisões. No entanto, é nas escadas, na cozinha e no wc que temos um ambiente mais propício a este tipo de situações.

Entre os acidentes mais comuns estão as quedas, que representam uma grande maioria dos acidentes domésticos. E os idosos, quando começam a perder alguma mobilidade, são os mais afetados por esta situação. Daí a enorme importância das acessibilidades em casa! Mais do que representar conforto, os elevadores de casa são uma necessidade para garantir um dia-a-dia seguro.

elevador-em-casa

O cinto de segurança integrado nas cadeiras de escadas aumentam o conforto durante as desocações

Garantir um quotidiano livre de perigos assenta muito na prevenção. A Direcção Geral de Saúde refere alguns conselhos que são de extrema importância para se evitar os acidentes domésticos. Destacámos aqui alguns dos mais relevantes:

  • Boa iluminação por toda a casa, principalmente perto das escadas;
  • Ter cuidado com tapetes soltos no chão;
  • Usar calçado e vestuário apropriado para o dia a dia, sendo que os sapatos fechados são mais seguros que os chinelos;
  • Evitar os pisos escorregadios ou molhados;
  • Instalar barras de segurança no chuveiro do wc.

As escadas são um enorme desafio para os idosos

Entre os maiores perigos de uma casa estão – sem qualquer dúvida – as escadas! Uma pequena distração ou uma movimentação errada durante a subida/descida pode ter consequências muito sérias.

As cadeiras de escadas são uma das soluções mais simples e rápidas de adaptar a qualquer espaço. No artigo “Saiba como as cadeiras elevatórias para idosos podem ajudar a mudar a vida” encontra as informações essenciais que vai precisar para entender como o dia-a-dia com este tipo de equipamento pode ser bem diferente!

elevador-em-casa

Se desejar que um dos nossos Técnicos faça uma visita ao seu espaço, para lhe dar conta das principais opções de acessibilidades, entre em contacto! Um elevador em casa faz toda a diferença e um apoio personalizado fará ainda mais. Ligue o +351 229 432 830 (chamada para a rede fixa nacional) ou envie um e-mail para info@liftech.pt.

Outros artigos que lhe poderão interessar

Dicas para saber como comprar uma cadeira de escadas para idosos A esperança média de vida está a aumentar, o que resulta em novos desafios para um envelhecimento autónomo e independente. As cadeiras de escadas para...
Quais os tipos de elevadores para casas que existem? Se está com problemas em casa por causa dos degraus, este é um artigo ao qual deverá dar atenção. Conheça quais os elevadores existentes para o contex...
Procura saber o preço dos elevadores residenciais Se está a construir uma habitação ou gostaria de melhorar o conforto e acessibilidade de um espaço, certamente já se interrogou sobre o preço dos elev...