As plataformas de escada são equipamentos que permitem a pessoas em cadeira de rodas ultrapassar degraus. Saiba como funcionam e as suas principais vantagens.

 

As plataformas de escada são uma das soluções mais práticas para o transporte de pessoas em cadeira de rodas. Tal como os elevadores ou homelifts, são dos equipamentos de utilização autónoma, uma vez não é necessária nenhuma ajuda para entrar ou sair da plataforma.

A plataforma, com a dimensão necessária e regulamentar para o transporte da cadeira de rodas, possui todos os comandos e dispositivos de segurança a uma altura acessível, pelo que qualquer cidadão consegue utilizar o equipamento.

Estes equipamentos são uma ótima opção tanto para espaços públicos, como para o contexto doméstico.

Funcionamento das plataformas de escada

A plataforma elevatória desloca-se num carril ou rail colocado em paralelo à escada. A plataforma funciona de forma automática, obedecendo aos comandos existentes. Durante o transporte barras laterais descem à altura do utilizador para proteção.

A plataforma pode ser recolhida quando não se encontra em uso.

As plataformas elevatórias podem funcionar tanto em escadas retas como em locais com escadas curvas, no interior ou exterior de um espaço. No último caso, todo o material de construção é de alta qualidade é resistente às intempéries.

plataformas de escada

Exemplo de uma plataforma de escada em espaço exterior

Apesar de estarem direcionadas para o transporte em cadeira de rodas, estas plataformas elevatórias de escadas podem integrar, também, um assento para pessoas autónomas, com mobilidade condicionada.

As plataformas de escada são seguras?

Com toda a certeza que são. Estes equipamentos obedecem a rigorosos parâmetros de segurança, garantindo conforto durante toda a viagem.

Pretende saber mais informações sobre plataformas elevatórias? Entre em contacto com a Liftech. A nossa equipa comercial poderá fazer-lhe o acompanhamento adequado e a verificação das necessidades do local onde será instalado o equipamento. Ligue o +351 229 432 830 (chamada para a rede fixa nacional) ou envie-nos um e-mail para info@liftech.pt. Poderá, ainda, acompanhar-nos nas principais redes sociais #liftechSA

Outros artigos que lhe poderão interessar

Vai comprar uma cadeira de escadas ou plataforma elevatória? Saiba os apoios que pode solicitar Se necessita de cadeira de escadas ou plataformas elevatórias para casa ou tem um familiar próximo com mobilidade condicionada, é fundamental conhecer...
Saiba como evitar quedas nas escadas Tem algum familiar próximo com degraus em casa que o estão a impedir de ter uma vida ativa? Já pensou em como as cadeiras de escada poderiam mudar a s...
Os melhores elevadores para casas, vivendas ou moradias Elevadores para casas são uma das soluções mais procuradas quando uma moradia é construída em altura e possui muitos degraus. Neste artigo abordamos a...