Tem degraus em casa e uma pessoa mais idosa na habitação? A solução passará, certamente, pela instalação de uma cadeira de escadas. Estes equipamentos permitem a recuperação da independência. Mas como escolher a melhor opção? Saiba os principais aspetos a ter em consideração neste artigo.

elevador-cadeira-de-escadas

Quando toma a decisão de escolher um elevador/cadeira de escadas para casa nem sempre é fácil saber por onde iniciar as suas pesquisas. É importante, antes de tomar alguma decisão, conhecer o que existe no mercado e estar informado sobre os principais aspetos a ponderar.

Atualmente, os equipamentos existentes não comprometem, de todo, a estética de um espaço. Mesmo para os locais mais reduzidos existem opções compactas e de assento rebatível. De seguida compilámos o que, no nosso prisma, não deve deixar de analisar antes de tomar uma decisão informada.

Elevador/cadeira de escadas: Aspetos mais importantes a ponderar

  • Local da instalação, bem como as dimensões das escadas.
  • Design das escadas (curso reto ou com alguma(s) curva(s)).
  • Robustez do equipamento e a sua adaptação ao meio em que será inserido (interior ou exterior).
  • Possibilidade de recolha do assento, principalmente se a largura da escadaria não for muito ampla.
  • Tipo de comandos existentes e a facilidade de uso (principalmente para os mais idosos).
  • Mecanismos de segurança do equipamento.
  • Experiência de utilizadores de cadeiras de escadas, para perceber as suas principais dificuldades e benefícios.
  • Fiabilidade do fornecedor do elevador/cadeira de escadas, para garantir que, em caso de alguma situação excecional, terá sempre um apoio atento e resposta imediata.

A instalação da cadeira de escadas

Após tomar a decisão sobre a melhor opção de cadeira de escadas vai, certamente, ter algumas dúvidas de como é colocado este equipamento em sua casa. Principais indicações:

  • O elevador de escadas é instalado, na grande maioria das vezes, no próprio dia;
  • O técnico irá dar todas indicações essenciais para começar a utilizar, no imediato, o equipamento;
  • A manutenção preventiva deste tipo de equipamento é uma grande mais valia, para permitir que a cadeira esteja sempre operacional.

Para mais informações sobre este tema, consulte o nosso artigo sobre como instalar cadeiras de escadas em casa.

botao-consultar-artigo

Os preços indicativos das elevador/cadeiras de escadas

O preço final deste tipo de equipamento é fruto da resposta a um conjunto de questões sobre o espaço onde será colocada a cadeira. Aconselhá-mo-lo a consultar o artigo “Quais os preços das cadeiras elevatórias?” ou entre em ontacto com a equipa Liftech e fique a conhecer as soluções que lhe podemos apresentar nesta área. Contacte-nos através do +351 229 432 830 ou info@liftech.pt. Poderá, ainda, acompanhar todas as nossas novidades na página de Facebook e Pinterest.

Outros artigos que lhe poderão interessar

Saiba como instalar cadeiras de escadas em casa Quando subir ou descer escadas se torna um problema numa casa, a instalação de cadeiras de escadas é a opção mais rápida e económica. Neste artigo dam...
5 boas razões para ter uma cadeira de escadas Uma moradia grande ou espaço com degraus pode tornar-se um pesadelo quando não possui uma cadeira de escadas. Estes equipamentos facilitam o quotidian...
Vai comprar uma cadeira de escadas ou plataforma elevatória? Saiba os apoios que pode solicitar Se necessita de cadeira de escadas ou plataformas elevatórias para casa ou tem um familiar próximo com mobilidade condicionada, é fundamental conhecer...