Uma cadeira elevador de escadas é um equipamento fácil e intuitivo de utilizar. No entanto, quando um familiar ou amigo mais idoso está com a mobilidade condicionada é importante ter o apoio necessário para se adaptar a este novo equipamento. Saiba como o pode ajudar.

cadeira-elevador-de-escadas

Uma cadeira elevador de escadas tem um benefício enorme em termos de recuperação da vida ativa, por parte de pessoas com problemas físicos ou com mais idade. No entanto, um novo equipamento em casa requer habituação e algumas instruções de uso, para permitir que a sua utilização seja contínua. Neste artigo partilhamos consigo algumas das melhores dicas para ajudar o seu familiar a começar a usar o equipamento sem receios.

Dicas para ensinar os idosos a usar uma cadeira elevador de escadas

1. Aconselhe-o a escolher um bom fornecedor do equipamento. Ter a confiança e profissionalismo de uma boa empresa na instalação vai permitir que tudo corra pelo melhor. Os técnicos especializados têm o know-how para explicar os principais pontos do funcionamento da cadeira de escadas e esclarecer todas as dúvidas.

2. Seja paciente. As pessoas com o passar dos anos ficam mais receosas ao utilizar novos equipamentos. No início, para garantir que a cadeira elevador de escadas vai ser usada, dê todas as recomendações de funcionamento com calma e experimente cada um desses pontos diretamente com o seu familiar.

3. Demonstre-lhe como funcionar com o comando remoto e/ou joystick. Estas funcionalidades são fundamentais para a utilização diária. Com as opções reduzidas ao mínimo, será muito intuitivo o manuseamento.

4. Esteja presente nas primeiras utilizações da cadeira elevatória. Veja como o seu familiar utiliza o elevador de escadas e quais as dificuldades sentidas.

5. Informe-o como fazer em caso de falha de energia. Uma das principais preocupações na utilização de uma cadeira elevador de escada é como este equipamento se comporta em falhas de energia. Explique ao seu familiar que estes equipamentos dispõem de baterias autónomas que continuam em funcionamento quando a energia é cortada por um período de tempo. A cadeira regressará, assim, automaticamente à sua base de carregamento garantindo a deslocação até um local seguro para saída.

 

Necessita de mais informações sobre um fornecedor de cadeira elevador de escadas? A Liftech é uma empresa especializada no transporte vertical de pessoas e bens, com mais de meio século de experiência neste setor. Para mais informações sobre cadeiras elevatórias, contacte-nos ou visite www.liftech.pt

Outros artigos que lhe poderão interessar

Quais os preços das cadeiras elevatórias? Quando ultrapassar degraus se torna um problema, tomar conhecimento dos preços das cadeiras elevatórias é o primeiro passo para começar a tomar uma de...
Vai comprar uma cadeira de escadas ou plataforma elevatória? Saiba os apoios que pode solicitar Se necessita de cadeira de escadas ou plataformas elevatórias para casa ou tem um familiar próximo com mobilidade condicionada, é fundamental conhecer...
5 boas razões para ter uma cadeira de escadas Uma moradia grande ou espaço com degraus pode tornar-se um pesadelo quando não possui uma cadeira de escadas. Estes equipamentos facilitam o quotidian...