Se tem em desenvolvimento um projeto de construção civil onde está previsto um espaço para elevador, vale a pena olhar uns minutos para este artigo. Nele estão compilados alguns dos pontos essenciais a levar em consideração nos elevadores para prédios ou moradias.

Tudo o que precisa de saber sobre a construção da caixa dos elevadores

Ver Também: Guia passo a passo para ter elevador em casa

As acessibilidades são, atualmente, uma das grandes preocupações na construção ou reabilitação de edifícios. Os profissionais de construção civil necessitam de estar preparados para dar uma resposta eficiente e rápida a estes pedidos. Entre estes equipamentos, o elevador é a solução mais procurada para prédios e mesmo para habitações particulares (onde os homelifts são um verdadeiro sucesso).

Para tal, é importante:

  • O estudo dos critérios principais a serem levados em consideração nos elevadores para prédios;
  • A procura de fornecedores nesta área, que disponibilizem o suporte especializado necessário.

Ver Também: Elevadores para casa: Descubra como instalar um equipamento em dois dias

A caixa de alvenaria

A caixa do elevador é o espaço fechado onde este circula, sem perigo de contacto com o meio envolvente.

Quando a sua construção se faz em alvenaria, significa que as 4 paredes da caixa são em tijolo ou betão. Tipicamente, tem de existir pelo menos uma parede resistente, à qual são fixos os elementos estruturais do elevador (guias, motor ou pistão, etc.). As restantes paredes, não estruturais, poderão ser de tijolo ou até de materiais menos resistentes (por exemplo, pladur).

A superfície interior da caixa deve ser lisa, evitando-se saliências que dificultem a deslocação do equipamento a ser colocado ou que coloquem em perigo os técnicos quando estes fazem trabalhos no interior da caixa. As paredes, do lado interior devem ser pintadas de cor clara, e a sua superfície não deve libertar poeiras.

A caixa de alvenaria deve, ainda, ter um espaço no topo para ventilação e o seu interior deve ser iluminado.

No piso inferior não pode ser esquecido o espaço suficiente para a colocação de poço. Os elevadores residenciais eliminam, quase por completo, esta necessidade.

A impermeabilização

Por regra, os fossos dos elevadores são localizados em áreas subterrâneas, sujeitas a humidade, pelo que é muito importante a correta impermeabilização. Não é permitida a existência de água no fosso dos elevadores, e a sua presença pode danificar alguns dos componentes elétricos e mecânicos aí instalados.

A Liftech trabalha em parceria com as empresas de construção civil, de modo a poder apoiá-los durante toda a obra, dando resposta ao nível de:

  • Elaboração dos cálculos das reações exercidas no poço e na caixa do elevador;
  • Elaboração e entregas das plantas e alçados em autocad;
  • Fornecimento de todos os pormenores necessários para a realização das ombreiras das portas;
  • Elaboração dos projetos de especialidade;

Além disso, a Liftech possui alvará de obras públicas, podendo apresentar soluções chave na mão em elevadores para prédios. Nestes projetos são conjugados os principais requisitos de engenharia, desenvolvimento e concretização de toda a obra.

Ver Também: As 5 melhores opções de elevadores em prédios

Pretende obter mais informações sobre a instalação de elevadores em prédios ou habitações?

Elevadores

Confie na experiência e conhecimento especializado da Liftech. A nossa equipa poderá dar-lhe todo o apoio necessário à sua obra, desde o início do projeto até à construção da caixa de alvenaria e instalação do respetivo equipamento. Entre em contacto com a Liftech através do +351 229 432 830 (chamada para a rede fixa nacional) ou info@liftech.pt

Outros artigos que lhe poderão interessar

Descubra os vários tipos de elevadores para casas/prédios Tem uma casa com escadas? Este artigo é para si. Os elevadores para casa são equipamentos indispensáveis para quem tem idosos a morar consigo ou para ...
Procura empresas de elevadores para casa? Anda a pesquisar sobre o fornecedor de elevadores que possa ser mais ajustado às suas necessidades? Neste artigo damos-lhe alguns conselhos de como an...
Elevadores domésticos: As perguntas mais frequentes Se está à procura de uma solução para ultrapassar os degraus de uma casa, os elevadores domésticos podem ser a resposta para as suas dúvidas. Neste ar...