Que são indispensáveis ao quotidiano de todos os negócios cuja a movimentação de cargas é necessária, isso ninguém duvida. Mas como funcionam os elevadores industriais? Descubra os principais aspetos a levar em consideração neste artigo.

elevadores-industriais

 

Os elevadores industriais são equipamentos que permitem atender às particularidades de transporte vertical de cargas em empresas de diversas áreas. Quer seja no transporte entre secções da produção, no envio para o armazém ou local de venda, estes equipamentos são fundamentais para movimentar as cargas mais pesadas. Existem limitações em termos do peso máximo que um colaborador pode transportar.

Assim, só com o auxílio deste tipo de equipamento é que se garante a fluidez da produção da empresa.

elevadores-industriais

Exemplo de Monta Cargas com elevada capacidade e dimensão com cabine fechada

Pela especificidade de cada negócio, estes equipamentos são instalados sempre com foco na resposta às necessidades apresentadas em termos de capacidade e dimensão da carga. O espaço é analisado por técnicos especializados que podem aconselhar a melhor solução para cada tipo de transporte.

Estes elevadores de cargas podem transportar desde pequenas mercadorias (sendo utilizados os monta-pratos) até automóveis ou peças de dimensão considerável. A robustez é uma das características essenciais e comum a todos os tipos de elevadores industriais que podem ser adquiridos. Em funcionamento ininterrupto horas a fio.

Transporte de cargas e pessoas

Os elevadores industriais podem movimentar apenas cargas ou, no caso do monta cargas acompanhados, é possível o transporte em simultâneo de pessoas. Nos outros tipos de monta cargas o transporte de pessoas está terminantemente proibido.

Capacidades máximas

Os monta cargas industriais são muito flexíveis em termos de capacidades máximas de transporte. Estes podem oscilar entre os 50kg e os 10000kg. Para além das capacidades máximas, o funcionamento do elevador industrial também está dependente do tamanho da mercadoria. É adaptada a dimensão da plataforma de acordo com as características do produto.

elevadores-industriais-plataformas-tesoura

As plataformas tesoura são adaptadas à medida das necessidades

Tipos de portas que podem ser usadas nos elevadores industriais

Dependendo do equipamento a instalar, os elevadores industriais podem ter as seguintes opções de portas:

  • Porta de guilhotina em aço inox ou chapa pintada (apenas para os monta-pratos)
  • Porta de batente com janela ou cega em chapa
  • Porta de batente em rede tremida
  • Porta elétrica microperfurada em aço zincado com abertura e fecho automático;
  • Portas automáticas de abertura lateral ou central em chapa pintada ou aço inox

Escolher a opção mais ajustada à sua realidade industrial nem sempre é uma tarefa fácil. Pode consultar num artigo que publicamos recentemente sobre as melhores opções de elevadores industriais, onde vai ter a resposta para as suas necessidades mais prioritárias.

Se pretender um orçamento para um elevador industrial, entre em contacto com a Liftech e conheça as soluções que podem responder às suas necessidades. Ligue o +351 229 432 830 ou envie um e-mail para info@liftech.pt.

Outros artigos que lhe poderão interessar

Saiba o que são os elevadores industriais, e quais as melhores opções Os elevadores industriais são - tal como o próprio nome indica - equipamentos direcionados para as mais diversas indústrias. Estes servem, na grande m...
Quais os preços dos elevadores monta cargas? No panorama industrial, as necessidades de elevação de grandes mercadorias são muitas! Os elevadores monta cargas dão uma resposta eficiente a estes d...
Os melhores elevadores para a indústria automóvel Se tem uma oficina, stand ou concessionário este é um dos artigos que vai querer consultar. Reunimos algumas das melhores opções de elevadores para au...