Os elevadores em prédios são dos equipamentos que mais uso têm no quotidiano. Estes são indispensáveis para a acessibilidade e comodidade dos seus residentes. Saiba mais pormenores sobre a legislação e em que casos é obrigatório um prédio ter elevador.

Ver Também: 3 ideias criativas de elevadores para prédios pequenos

Para a instalação de elevadores ou outros equipamentos de acessibilidade, num edifício habitacional, existe um conjunto de normas regulamentadas que os espaços devem respeitar. Os elevadores em prédios são obrigatórios a partir de determinadas condições, no entanto, mesmo quando a lei não o obriga, outros equipamentos devem ser considerados.

O Regulamento Geral das Edificações Urbanas e o Decreto-Lei 163/2006 de 08 de agosto são dois dos documentos que referem as condições de colocação de elevadores em prédios.

Prédios habitacionais – obrigatoriedade da colocação de elevadores

Elevadores

No caso dos prédios habitacionais a colocação de elevadores é obrigatória a partir dos cinco pisos ou quando a altura total entre todos os espaços exceder os 11,5M. Nos restantes prédios, a partir dos três pisos, já deve ser considerado o espaço para futura colocação de um elevador.

Como realizar a contabilização dos pisos? 

Todos os espaços de acesso comum (nomeadamente garagens, caves ou arrecadações) têm que ser contabilizados. No entanto, mesmo em prédios mais pequenos, deve ser considerado um equipamento de acessibilidade quando existe mais do que um piso.

Vantagens da colocação de elevadores em prédios

  • Facilitar a mobilidade entre pisos;
  • Auxiliar o transporte de pequenas cargas;
  • Permitir o acesso a pessoas com mobilidade condicionada ou em cadeiras de rodas.

Outras soluções de acessibilidade

Nos prédios, para além dos elevadores, pode ser colocadas plataformas elevatórias, cadeiras de escadas ou homelifts. Todos estes equipamentos vão ajudar à mobilidade entre pisos.

Elevadores residenciais

O respeito pela igualdade entre todos os cidadãos, quer estejam com a mobilidade condicionada, sejam mais idosos ou em cadeiras de rodas, é dos princípios mais nobres a que esta regulamentação vem responder. Para além disso, os elevadores em prédio são de utilidade comum a todos os habitantes de um espaço. O transporte de pequenas cargas, carrinhos de bebé, sacos de compras são algumas das inúmeras necessidades que no quotidiano surgem.

Ver Também: Conheça a plataforma elevatória de acessibilidade ideal para si!

Pretende informações adicionais sobre soluções de elevadores em prédios?

Entre em contacto com a equipa especializada da Liftech. O seu espaço será analisado ao pormenor, para o aconselhar sobre os equipamentos adaptados às suas necessidades. Ligue o +351 229 432 830 (chamada para a rede fixa nacional) ou envie e-mail para info@liftech.pt

Outros artigos que lhe poderão interessar

Elevadores no seu prédio? Veja as principais vantagens É no quotidiano que os maiores benefícios dos elevadores para prédios são notados. A forma como auxiliam o dia-a-dia torna-os numa ferramenta indispen...
Reabilitação de prédios: As perguntas mais frequentes A reabilitação de prédios está na ordem do dia, principalmente nos grandes centros urbanos. Cidades como Porto e Lisboa, por exemplo, têm visto os seu...
Descubra os vários tipos de elevadores para casas/prédios Tem uma casa com escadas? Este artigo é para si. Os elevadores para casa são equipamentos indispensáveis para quem tem idosos a morar consigo ou para ...