Quer ter um elevador em casa, mas ainda está com algumas dúvidas na cabeça? Então, este artigo é mesmo para si. Veja como os elevadores domésticos podem facilitar o quotidiano de qualquer pessoa e descubra tudo o que ainda não sabe sobre estes equipamentos.

elevadores-domesticos-principais-duvidas

 

Ter um elevador em casa é um benefício enorme para quem está com a mobilidade condicionada ou começa a sentir alguma fraqueza nas pernas. Disso não temos dúvidas! No entanto, existem diversas questões que rondam a aquisição e instalação deste equipamento, bem como a sua necessidade versus investimento. Neste artigo, compilámos algumas das principais informações que os clientes nos costumam colocar quando é realizada a primeira abordagem sobre o tema: elevadores domésticos.

1. Um elevador em casa ocupa muito espaço?

Os elevadores residenciais são compactos e possuem diversos tamanhos, pelo que a questão do espaço, normalmente, não é limitadora. O espaço carece, sempre, de avaliação prévia mas ficará surpreendido ao verificar que não necessita assim de tanto espaço. Para mais informações leia, também, o artigo “Os melhores elevadores para prédios pequenos”.

2. Os elevadores domésticos só podem ser instalados em casas novas, em construção?

Obviamente que não. Este tipo de elevadores pode ser colocado em qualquer espaço, desde que cumpra com os requisitos mínimos necessários para a sua instalação.

3. Os elevadores residenciais só podem ser instalados dentro de casa?

De todo. Os elevadores para casas podem ser colocados tanto no interior como no exterior de uma habitação. O espaço ditará a escolha a ser realizada.

4. Os elevadores para casa necessitam de casa de máquinas?

Não. Como são equipamentos hidráulicos, não necessitam de espaço disponível para a denominada “casa de máquinas”.

5.Os elevadores domésticos vão aumentar muito a minha fatura mensal de eletricidade?

Este tipo de elevadores permite a ligação à rede doméstica de 230V e consome o equivalente a um qualquer outro eletrodoméstico (por exemplo uma máquina de lavar). Tudo dependerá do número de viagens mensais realizadas. Nunca se esqueça do binómio custo/benefício.

6. Os elevadores requerem manutenção?

Os elevadores domésticos (ao abrigo da diretiva máquinas 2006/42/CE) não possuem a obrigatoriedade de uma manutenção periódica programada. No entanto, para garantir o bom funcionamento do equipamento, aconselhamos a execução do programa de manutenção preventivo aconselhado pelo fabricante.

7. Os elevadores permitem o transporte de pessoas em cadeiras de rodas, de forma autónoma?

Os elevadores domésticos permitem que as pessoas em cadeiras de rodas consigam usar, de forma independente, o equipamento. Deverá ter-se em consideração o tamanho mínimo para o transporte da cadeira de rodas e a colocação de portas automáticas, para permitir o uso sem limitações.

8. Os elevadores funcionam em caso de falha de luz?

Quando a energia elétrica falha, os elevadores ficam inoperacionais. No entanto, realizam, de forma autónoma, a viagem até à base do equipamento, para garantir a total segurança.

9. Existem muitos modelos disponíveis de elevadores domésticos?

Vai ficar surpreendido com a quantidade de opções ao seu dispor. Poderá solicitar um catálogo à Liftech, para verificar os níveis de acabamento e personalização.

10. Existem condições de financiamento para a instalação de elevadores?

As condições de acesso a financiamento são analisadas caso a caso e mediante o investimento total a ser realizado. Para além disso, existem entidades que apoiam a aquisição de equipamentos em prol das acessibilidades.

Agora que já tirou as principais dúvidas sobre os elevadores domésticos, torne a sua casa mais acessível com um dos equipamentos Liftech. Entre em contacto com a empresa e um dos membros da equipa irá dar-lhe o aconselhamento especializado necessário, para verificar qual o elevador que se ajusta às suas necessidades. Visite www.liftech.pt ou entre em contacto através do 229 432 830 ou info@liftech.pt

Outros artigos que lhe poderão interessar

Requisitos sobre elevadores num projeto de arquitetura É arquiteto e gostaria de obter mais informações sobre os requisitos necessários para a colocação do elevador nos seus projetos? Consulte este artigo ...
O que devo saber antes de instalar um elevador residencial Atualmente, é possível instalar um elevador residencial em praticamente todos os espaços. Mesmo para os locais mais reduzidos existem, hoje em dia, eq...
5 aspetos a ter em conta no preço dos elevadores para moradias Ter um elevador em casa é o desejo de muitas famílias! Para além do conforto inegável, visto que auxilia as pessoas com mobilidade condicionada a ultr...