É inegável – o preço das casas está cada vez mais caro! Por isso, otimizar os espaços disponíveis pode ser uma tendência. Neste artigo, mostramos-lhe como existem soluções muito perspicazes, onde um elevador auto é a estrela.   

elevadores auto

Ter uma garagem fechada é, nos dias que correm, apelidado por muitos de um luxo. Na verdade, principalmente nos meios mais urbanos, assiste-se a um crescimento gradual no valor das habitações. Com a tendência de espaços cada vez mais pequenos, ter uma garagem privativa torna-se um desafio. Principalmente, na reabilitação de edifícios ou moradias mais pequenas, assiste-se a este dilema – como conseguir encaixar espaço para um ou mais automóveis quando já os próprios espaços para habitação estão reduzidos ao essencial. Até porque, no caso das garagens, é necessário considerar as manobras e a movimentação de entrada e saída deste espaço.

Mas, existem formas de se conseguir o equilíbrio perfeito, com a instalação dos equipamentos certos. Neste artigo, apresentamos dois cenários que vale a pena analisar – um num prédio reabilitado, onde foram usados sistemas de parqueamento automóvel, para maximizar o espaço e outro numa habitação particular, onde foi usado o espaço por baixo do jardim, para a construção da garagem subterrânea. Neste último caso, os elevadores auto servem, exclusivamente, para a movimentação dos automóveis na entrada e saída.

A verdade é uma: ao olhar para estes projetos, parece que é feita magia para se conseguir otimizar desta forma os espaços! 

Otimização de espaço levada a sério

Neste condomínio em plena baixa de Lisboa, o problema de espaço para os veículos automóveis era um desafio. Num local tão reduzido, tanto o parqueamento como a movimentação dos veículos para entrar e saír seria – tendencialmente –  um problema. Mas nada que 3 duplicadores de parqueamento com coluna e uma plataforma rotativa não tenham conseguido ultrapassar. Pode visualizar o equipamentos em ação no vídeo abaixo.

“Garagem escondida”

Na Maia, numa habitação particular, quem olha para o jardim, não adivinha o que se pode encontrar o subsolo. O projeto da construção de uma garagem subterrânea permitiu que os proprietários da casa não tivessem que escolher entre uma casa mais pequena ou uma redução no jardim, para que fosse possível estacionar os seus veículos.

Só quando começa a subir o elevador auto instalado numa das laterais do jardim é que a “magia acontece”. É através da instalação deste equipamento que se dá a movimentação do automóvel entre o piso térreo e o piso subterrâneo, onde foi construída a garagem.

Entenda as diferenças entre elevadores auto e os sistemas de parqueamento automóvel

À primeira vista, os elevadores auto e os equipamentos de parqueamento automóvel podem parecem semelhantes. No entanto, servem propósitos diferentes e, por vezes, complementares. Vejamos:

  • Os elevadores auto servem – exclusivamente – para realizar a movimentação entre pisos de uma viatura.  
  • Os sistemas de parqueamento automóvel permitem duplicar os lugares de estacionamento. Existem diversos modelos e sistemas – mais complexos ou simplificados – mediante o contexto em que serão instalados.
  •  Dependendo do projeto, pode aliar-se os elevadores auto, a sistemas de parqueamento. Caso a caso, podem ser avaliadas as características do local e sugerida a melhor forma de otimizar o espaço disponível.

Para esclarecer mais questões sobre as soluções de parqueamento automóvel, vale a pena espreitar, também, o artigo que publicamos sobre 3 curiosidades sobre estes equipamentos.

Interessado em saber mais sobre elevadores auto ou sistemas de parqueamento automóvel? Estamos ao dispor. Entre em contacto com a equipa Liftech e descubra qual o tipo de equipamento de parqueamento automóvel que se ajusta às suas necessidades. Obtenha mais informações, sem compromisso! Ligue o 229 432 830 ou envie um e-mail para info@liftech.pt 

Outros artigos que lhe poderão interessar

3 coisas que provavelmente não sabe sobre parqueamento automóvel O parqueamento automóvel é uma solução prática e acessível para maximizar a capacidade do espaço para guardar os automóveis. Os elevadores para estac...
5 dicas para parqueamento de veículos em edifícios O parqueamento de veículos é, por vezes, um desafio. Os espaços mais reduzidos tornam as manobras um perfeito “pesadelo”. Consulte este artigo e fique...
Conheça as soluções de parqueamento automóvel em espaços reduzidos Como é possível conseguir mais lugares de estacionamento em menos espaço? No desenvolvimento de um parqueamento automóvel este é um dos maiores desafi...