Pretende ter um elevador residencial mas tem dúvidas por onde começar? Neste artigo vamos ajudá-lo a entender quais os principais passos a dar para instalar um elevador dentro de casa.


Ter um elevador residencial é algo que se torna uma prioridade quando a mobilidade de algum dos habitantes fica afetada. Seja por um período de tempo, seja na sequência do avançar da idade ou quando os degraus se tornam um problema, a questão do elevador em casa começa a ser um assunto posto à discussão.

Nos projetos mais recentes de arquitetura, a colocação do elevador já é um ponto a ser analisado, mesmo que o equipamento não seja instalado no momento. Se toda a estrutura estiver criada, bem como o espaço previsto, quando houver essa necessidade de instalar o elevador tudo será mais fácil!

Mas, preparar a colocação do elevador dentro de casa requer conhecimento e alguma dedicação! Neste artigo, abordamos este tema com um prático passo a passo que poderá seguir até ter o elevador na sua casa. Depois, é recuperar a vida ativa!

PASSO 1 – Definir o objetivo principal para instalar o elevador

Antes de mais, é primordial estabelecer as principais razões para a instalação do elevador e quantas pessoas irão usufruir deste equipamento. Este é o primeiro passo para conseguir detalhar as suas necessidades e delimitar um orçamento de acordo com as suas expectativas.

PASSO 2 – Escolha do fornecedor adequado

Quanto mais cedo tiver esta decisão, melhor será para todo o projeto. Se está a fazer um moradia de raíz, a empresa apoiará o arquiteto na escolha do local, equipamentos e ajustes técnicos. Se já tem uma casa pronta, este fornecedor vai ajudá-lo a resolver o seu problema. Em caso de dúvidas sobre como escolher as melhores empresas de elevadores, consulte o artigo “Procura empresas de elevadores para casa”, que publicámos há algum tempo no blog.

Passo 3 – Definição do local onde será instalado o elevador

Neste ponto, a empresa de elevadores já o ajudará a definir a melhor localização dentro de casa. Se o edifício está em construção, será previsto em projeto – com as dimensões adequadas da solução a ser escolhida. Se a habitação necessita de obras de intervenção, serão dadas as melhores opções que permitam chegar a um menor número de intervenções necessárias e, consequentemente, um custo global mais competitivo. Todas as licenças necessárias bem como projetos de especialidade são tratados neste passo.

Passo 4 – Preparação do local e instalação do elevador

Se a instalação do elevador não ocorrer no momento, apenas se preparará o local para o futuro. Isto incluirá a construção da caixa da alvenaria que servirá de suporte ao elevador, bem como todas as dimensões e características técnicas. Se o elevador for instalado no momento, após a escolha do equipamento e seus detalhes de acabamento e personalização, será colocado no local, depois de terminadas as intervenções ao nível de construção civil. O tempo previsto para instalação dependerá de caso para caso.

Passo 5 – Manutenção preventiva

Após o término do projeto, é tempo dos habitantes da casa voltarem a recuperar uma vida ativa! Apesar de não ser obrigatória a manutenção de um elevador residencial, é aconselhável uma vistoria preventiva. Estas visitas periódicas terão como finalidade garantir uma vida longa ao equipamento e a sua operacionalidade de forma contínua.

Pretende saber informações mais detalhadas e o preço de um elevador residencial?

Entre em contacto com a equipa Liftech. O know-how acumulado ao longo de mais de cinco décadas em sistemas de elevadores alia-se à liderança nacional no setor dos elevadores residenciais. Visite www.liftech.pt ou entre em contacto através do +351 229 432 830 (chamada para a rede fixa nacional) | info@liftech.pt

Outros artigos que lhe poderão interessar

Guia passo a passo de como escolher o elevador para sua casa Se está a pensar colocar um elevador em casa, estamos em crer que este é o artigo ideal para si. Saiba como avançar com a escolha do elevador, neste p...
5 ideias criativas de elevadores para moradias Os elevadores para moradias são equipamentos de extrema utilidade no quotidiano. Para além de facilitarem o transporte de pessoas entre pisos, podem s...
Elevadores domésticos: as 10 principais dúvidas Quer ter um elevador em casa, mas ainda está com algumas dúvidas na cabeça? Então, este artigo é mesmo para si. Veja como os elevadores domésticos pod...