Se tem algum familiar mais idoso com dificuldades de locomoção, certamente já ponderou a compra de uma cadeira elevatória para escadas. Para o ajudarmos a tomar uma decisão, saiba porque são um bom investimento.

As cadeiras de escadas são daqueles equipamentos que passam despercebidos até conhecer algum familiar que – face à idade – começa a ter dificuldades em subir degraus. Viver o dia-a-dia com escadas em casa pode tornar-se um verdadeiro pesadelo e ser – inclusivé – alvo de incidentes domésticos graves.

Um elevador de escadas para idosos permite a recuperação de uma vida ativa e independente – logo um descanso para a própria pessoa e para os seus familiares.

No entanto, tal como em tudo na vida, os investimentos devem ser ponderados e analisados para entender o seu custo/benefício. Para o ajudar neste processo, reunimos neste artigo os pontos principais que deve ter em consideração para perceber se os elevadores de escadas são um bom investimento para os idosos.

Elevador de escadas para idosos – Pontos a favor

Valor de investimento baixo, quando comparado com outro tipo de equipamentos com a mesma finalidade.

Instalação rápida, por vezes no próprio dia, caso se trate de uma cadeira de escadas retas.

Dimensões compactas, que permitem a sua instalação em espaços reduzidos. O assento rebatível é um benefício muito útil em escadas com pouca largura.

Exemplo da instalação de um elevador de escadas
com assento rebatível, num espaço reduzido

Elevador de escadas para idosos – Desafios

Apesar da versatilidade deste equipamento, pode não ser o equipamento ideal em certas situações. Para estes casos, existem outros equipamentos de acessibilidades que resolvem a situação:

  • Se é necessário o transporte de uma pessoa em cadeira de rodas sem a ajuda de ninguém, não é possível o transporte da forma mais cómoda. Só se a pessoa tiver muita força de braços para se deslocar – de forma autónoma – entre a cadeira de rodas e o elevador de escadas.
  • Em determinados contextos arquitetónicos, um equipamento mais premium – como um elevador residencial – fica mais enquadrado em termos de estética.

Preço de elevador de escadas para idosos – Como calcular?

Existem diversos tipos de cadeiras de escadas, pelo que para saber o preço deste equipamento é importante conhecer-se primeiro as características do espaço. Uma cadeira elevatória para escadas retas é um equipamento mais padronizado, mas se o local possui patamares ou escadas curvas, só após a visita ao local ou com fotografias do espaço é possível dar o orçamento. O mesmo acontece se, nos limite das escadas existir alguma porta ou portão, onde seja necessário ser colocado um rail retrátil.

Se o ajudamos a considerar a cadeira elevatória como um bom investimento, entre em contacto connosco! Temos equipas especializadas por todo o país que o ajudarão a encontrar o elevador de escadas ideal para o seu espaço. Ligue o 229 432 830 ou envie o seu pedido para info@liftech.pt.

Outros artigos que lhe poderão interessar

O que precisa saber sobre o preço das cadeiras elevador de escadas As cadeiras elevatórias são o meio mais económico de proporcionar o retorno a uma vida ativa, para quem tem problemas de mobilidade! No entanto, quand...
Problemas com escadas? Saiba o preço de instalar uma cadeira elétrica Um espaço que tenha escadas torna-se, facilmente, num pesadelo quando a mobilidade fica comprometida. Entre as soluções mais simples de instalar está ...
Acessibilidades: Guia para combater acidentes em casa com idosos Uma casa é palco de múltiplas alegrias mas também pode esconder alguns perigos! Estatísticas demonstram um elevado número de acidentes domésticos. Ent...