Nas dificuldades da vida, é bom encontrar meios que nos auxiliem a ultrapassar os obstáculos. Um elevador de escada é um destes casos, quando falamos de dificuldades de locomoção em casa. Neste artigo, vai conhecer a história de Maria e como a sua vida voltou a ser mais independente.

elevador-de-escada


Se uma moradia grande é um sonho, facilmente esta se torna num constante receio, quando existem muitas escadas e a mobilidade fica afetada. É o caso de centenas de clientes Liftech que chegam até nós reféns dos seus próprios sonhos de vida. Os degraus não lhes conferem segurança e os próprios familiares ficam inseguros em deixar os seniores sozinhos.

Um elevador de escada é uma ótima solução para este paradigma, visto que, para além de ser económico, permite a instalação sem grandes obras de intervenção.

A história de Maria é semelhante a outras tantas. Com a perda da mobilidade, as vindas até ao espaço exterior da casa estavam a tornar-se num constante perigo.

“Com o tempo, os receios de começar descer até ao jardim cresceram. A escadaria de minha casa é íngreme e tinha medo que – mesmo agarrada ao corrimão – as minhas pernas falhassem”.

Maria conseguiu voltar a usufruir da sua casa em pleno, após a instalação da cadeira elevatória. Ficar preso dentro da própria habitação ou estar constantemente a preocupar os familiares são – com toda a certeza – uma das piores sensações que qualquer pessoa pode ter.

Principais receios ao usar um elevador de escada

Quando se usa pela primeira vez um equipamento como uma cadeira elevatória, poderão ocorrer alguns receios iniciais. No entanto, em poucos minutos esses medos são dissipados. Os técnicos de instalação têm um papel fundamental na ajuda inicial. No final da colocação da cadeira elevatória, para além dos testes finais, os profissionais Liftech dedicam algum tempo com os habitantes da casa, para dar conta das principais funcionalidades e como manter sempre a segurança no transporte.

“Tinha receio do tempo que demoraria a instalação da cadeira, mas o processo foi simples e muito rápido. No mesmo dia comecei a usar o equipamento.”

As quedas são o acidente doméstico mais frequente nos seniores

Os números não enganam: “as quedas ocorrem em 35 a 40% das pessoas com 65 anos e em mais de 50% da população com mais de 80”, segundo afirma ao Observador Lia Marques, Assistente Hospitalar de Medicina Interna.

Entre os possíveis acidentes domésticos que podem ocorrer com seniores, as quedas em casa estão em primeiro lugar. As escadas são dos locais mais propícios para isso acontecer e com consequências mais graves.

A prevenção é o melhor meio para evitar estas quedas. Consulte o artigo sobre as “Soluções para prevenir quedas de idosos em casa” e aproveite algumas das dicas que ajudarão a adaptar a casa a cada fase da vida.

botao-consultar-artigo

Se pretende um orçamento personalizado para um elevador de escada, entre em contacto com a Liftech, que avaliará as suas necessidades, sem compromisso. Ligue o +351 229 432 830 (chamada para a rede fixa nacional) ou envie-nos um e-mail para info@liftech.pt.

Outros artigos que lhe poderão interessar

Como as cadeiras elevatórias para escadas podem facilitar o dia a dia No quotidiano, nem nos apercebemos o quanto a mobilidade é fundamental! Só quando somos confrontamos com uma situação que coloca em risco a nossa inde...
Soluções para prevenir queda de idosos em casa Apesar dos degraus - que facilmente são ultrapassados com a instalação de cadeiras elevatórias - serem um dos maiores obstáculos numa habitação com id...
Saiba como instalar cadeiras de escadas em casa Quando subir ou descer escadas se torna um problema numa casa, a instalação de cadeiras de escadas é a opção mais rápida e económica. Neste artigo dam...