Quando falamos nas acessibilidades em casa existe, por vezes, alguma confusão sobre o tipo de equipamentos que se ajusta a cada contexto. O elevador em casa é a opção mais completa! No entanto, mediante o investimento ou necessidades, há outras opções que também poderá considerar.
Na grande maioria das vezes, a questão das acessibilidades num espaço particular só é colocado em consideração quando existe algum dos habitantes com necessidades especiais em termos de locomoção. O avançar da idade, um acidente ou a existência de uma pessoa em cadeira de rodas são as principais motivações para a análise aos equipamentos existentes para pequenos prédios ou moradias.
Mediante o contexto de utilização, a instalação de um elevador em casa não é solução única. No entanto, elevador residencial é – sem sombra de dúvidas – o equipamento com maior flexibilidade, comodidade e capacidade de transporte de pessoas. Para além disso, permite uma valorização comercial do imóvel onde fica instalado.
Para lhe dar um auxílio sobre os equipamentos existentes e a sua adaptabilidade aos contextos mais usuais, seguem algumas informações adicionais.
Moradia em construção ou reabilitação de uma casa
Se a questão das acessibilidades surge no momento da construção de uma moradia nova, um homelift é, certamente, a opção que, em termos de funcionalidade e estética, funciona melhor na habitação. Caso não necessite do elevador no imediato, poderá preparar toda a estrutura da caixa e espaço para este equipamento e só o instalar mais tarde, quando as dificuldade de locomoção surjam.
Para além disso, se o espaço tiver diversos pisos, um elevador em casa é um forte aliado ao transporte de pequenas cargas.
No caso particular da reabilitação de uma casa pode consultar, também, o artigo que publicamos recentemente, dedicado à instalação de elevadores em edifícios existentes.
Vão de escadas com espaço reduzido
Se considerarmos uma habitação com pouco espaço e uma largura muito reduzida na parte das escadas, a forma mais rápida e simples de responder a esta necessidade é através de uma cadeira de escadas. As cadeiras elevatórias permitem a total autonomia a pessoas com a mobilidade condicionada, transportando uma pessoa do ponto A ao ponto B. No entanto, se a pessoa estiver em cadeira de rodas, precisará de ajuda para entrar e sair da cadeira de rodas, bem como do transporte da cadeira até ao mesmo destino.
Casa com pessoa em cadeira de rodas
Em espaços com largura maior que 1200mm, pode-se optar por uma plataforma elevatória de escada. Esta opção já permite o acesso independente de pessoas em cadeiras de rodas, sem qualquer operador adicional.

Plataforma elevatória durante a utilização
O elevador também é a opção mais ampla para este contexto visto que – dependendo do tamanho do equipamento – pode transportar não só a pessoa em cadeira de rodas bem como um ou vários acompanhantes.
Opções para o exterior
Se uma casa não permite obras de intervenção dentro da habitação para a instalação da melhor solução de acessibilidade, existe sempre a opção de se estudar o exterior. Nesta análise pode-se verificar a viabilidade da colocação do elevador no exterior da casa, com acesso pela varanda ou através de uma abertura que venha a ser construída numa das paredes laterais.

Elevador residencial instalado no exterior, com acesso à habitação pela varanda
Agora que já conhece um pouco mais sobre os diversos equipamentos de acessibilidades para uma casa, contacte-nos para que possamos avaliar o seu espaço, sem compromisso! A nossa equipa comercial terá todo o gosto em auscultar as suas necessidades e encaminhá-lo para a solução mais viável para si. Ligue o +351 229 432 830 (chamada para a rede fixa nacional) ou envie-nos um e-mail para info@liftech.pt