Quando falamos nas acessibilidades em casa existe, por vezes, alguma confusão sobre o tipo de equipamentos que se ajusta a cada contexto. O elevador em casa é a opção mais completa! No entanto, mediante o investimento ou necessidades, há outras opções que também poderá considerar.

elevador-em-casa


Na grande maioria das vezes, a questão das acessibilidades num espaço particular só é colocado em consideração quando existe algum dos habitantes com necessidades especiais em termos de locomoção. O avançar da idade, um acidente ou a existência de uma pessoa em cadeira de rodas são as principais motivações para a análise aos equipamentos existentes para pequenos prédios ou moradias.

Mediante o contexto de utilização, a instalação de um elevador em casa não é solução única. No entanto, elevador residencial é – sem sombra de dúvidas – o equipamento com maior flexibilidade, comodidade e capacidade de transporte de pessoas. Para além disso, permite uma valorização comercial do imóvel onde fica instalado.

Para lhe dar um auxílio sobre os equipamentos existentes e a sua adaptabilidade aos contextos mais usuais, seguem algumas informações adicionais.

Moradia em construção ou reabilitação de uma casa

Se a questão das acessibilidades surge no momento da construção de uma moradia nova, um homelift é, certamente, a opção que, em termos de funcionalidade e estética, funciona melhor na habitação. Caso não necessite do elevador no imediato, poderá preparar toda a estrutura da caixa e espaço para este equipamento e só o instalar mais tarde, quando as dificuldade de locomoção surjam.

Para além disso, se o espaço tiver diversos pisos, um elevador em casa é um forte aliado ao transporte de pequenas cargas.

No caso particular da reabilitação de uma casa pode consultar, também, o artigo que publicamos recentemente, dedicado à instalação de elevadores em edifícios existentes.

botao-consultar-artigo

 

Vão de escadas com espaço reduzido

Se considerarmos uma habitação com pouco espaço e uma largura muito reduzida na parte das escadas, a forma mais rápida e simples de responder a esta necessidade é através de uma cadeira de escadas. As cadeiras elevatórias permitem a total autonomia a pessoas com a mobilidade condicionada, transportando uma pessoa do ponto A ao ponto B. No entanto, se a pessoa estiver em cadeira de rodas, precisará de ajuda para entrar e sair da cadeira de rodas, bem como do transporte da cadeira até ao mesmo destino.

Casa com pessoa em cadeira de rodas

Em espaços com largura maior que 1200mm, pode-se optar por uma plataforma elevatória de escada. Esta opção já permite o acesso independente de pessoas em cadeiras de rodas, sem qualquer operador adicional.

plataforma-elevatoria

Plataforma elevatória durante a utilização

O elevador também é a opção mais ampla para este contexto visto que – dependendo do tamanho do equipamento – pode transportar não só a pessoa em cadeira de rodas bem como um ou vários acompanhantes.

Opções para o exterior

Se uma casa não permite obras de intervenção dentro da habitação para a instalação da melhor solução de acessibilidade, existe sempre a opção de se estudar o exterior. Nesta análise pode-se verificar a viabilidade da colocação do elevador no exterior da casa, com acesso pela varanda ou através de uma abertura que venha a ser construída numa das paredes laterais.

elevadores-residenciais

Elevador residencial instalado no exterior, com acesso à habitação pela varanda

Agora que já conhece um pouco mais sobre os diversos equipamentos de acessibilidades para uma casa, contacte-nos para que possamos avaliar o seu espaço, sem compromisso! A nossa equipa comercial terá todo o gosto em auscultar as suas necessidades e encaminhá-lo para a solução mais viável para si. Ligue o +351 229 432 830 (chamada para a rede fixa nacional) ou envie-nos um e-mail para info@liftech.pt 

Outros artigos que lhe poderão interessar

Descubra como funciona a instalação de elevadores em edifícios existentes Os edifícios antigos ganham uma nova vida com a sua reabilitação. Dar uma nova dinâmica a um local é criar as condições ideais para uma maior habitabi...
Os 5 mitos sobre elevadores domésticos No que toca aos elevadores domésticos existem muitas ideias pré-concebidas que o podem induzir em erro. Se tem curiosidade sobre estes equipamentos, a...
Descubra as mais recentes novidades sobre elevadores para casas Os elevadores para casas conseguem destacar qualquer espaço! Para além dos benefícios indiscutíveis ao nível da acessibilidade, são uma forte tendênci...