O transporte de cargas é legislado, em Portugal, pela Directiva Máquina 2006/42/CE que determina todos os requisitos técnicos desta natureza. No entanto, é o tipo de carga e dimensão do estrado que dita se os elevadores monta cargas necessitam de coluna simples ou dupla. Conheça as principais diferenças entre estes equipamentos.

elevadores-monta-cargas


Como funciona um monta cargas?

Indispensáveis nos processos industriais, quer para o transporte de cargas entre pisos, quer sendo parte integrante de sistemas autónomos, os monta cargas são plataforma elevatórias hidráulicas. De coluna simples ou de coluna dupla, fazem a elevação ou descida de mercadorias até ao seu destino. Pela natureza das cargas transportadas, estes equipamentos integram diversos sistemas de segurança que garantem a integridade da carga movimentada. Entre eles, está a integração de um freio mecânico (tipo pára-quedas) e uma válvula anti-rotura.

Os elevadores monta cargas podem transportar pessoas?
Seja de coluna simples ou de coluna dupla, os elevadores monta cargas são de uso exclusivo de mercadorias. Está proibida, por lei, a utilização deste tipo de equipamentos para o transporte de pessoas em simultâneo. Para esta finalidade, devem ser instalados os monta-cargas acompanhados, que já servem os dois propósitos.

Principais diferenças entre os equipamentos de coluna simples ou dupla

elevadores-monta-cargas

Exemplo de dois elevadores monta cargas instalados pela Liftech

Do ponto de vista estrutural, a diferença mais óbvia consiste na instalação de uma coluna ou de uma coluna dupla, reforçando todo o equipamento. No entanto, existem outros detalhes que fazem a distinção entre os monta cargas e que estão refletidos no quadro seguinte.

Monta Cargas
Coluna Simples
Monta Cargas
Coluna Dupla
Cumprimento da Diretiva Máquinas 2006/42/CE
Curso MáximoAté 22mAté 17m
Definição de pisos de paragem personalizados
Peso Máximo SuportadoAté 2000kgAté 3000kg
Reforço de mecanismos de segurança para grandes cargas
Possibilidade de estrutura de proteção em redor do equipamento
Velocidade média0,1m a 0,2m/s0,1m a 0,2m/s

 

Elevadores monta cargas: aliados de peso para a indústrias

Sejam de coluna simples ou dupla – mediante as características da carga a ser transportada – a verdade é que os monta cargas são um dos grandes aliados no quotidiano das indústrias. Dentro desta temática, vale a pena consultar também o nosso artigo “Elevador Monta Cargas: Aliados de peso para indústrias” onde é abordada a legislação que suporta a instalação destes equipamentos, bem como os tipos de monta cargas que tem ao dispor para a sua empresa.

elevadores-monta-cargas

Se é responsável por uma indústria e necessita de mais informações sobre os elevadores monta cargas, não hesite em contactar a Liftech. A nossa equipa comercial poderá visitar, sem compromisso, as suas instalações e ajudá-lo a encontrar a solução mais ajustada às suas necessidades. Ligue o +351 229 432 830 (chamada para a rede fixa nacional) ou envie-nos um e-mail para o info@liftech.pt.

Outros artigos que lhe poderão interessar

Elevador Monta Cargas: Aliados de peso para indústrias Em indústrias onde o transporte de grandes cargas é frequente, podemos considerar que um elevador monta cargas é mesmo um dos “melhores amigos” deste ...
Monta cargas para empresas? Saiba como escolher Os monta-cargas para empresas são instrumentos essenciais para o transporte vertical de mercadorias nos mais variados setores de atividade. Estes equi...
Saiba o que são os elevadores industriais, e quais as melhores opções Os elevadores industriais são - tal como o próprio nome indica - equipamentos direcionados para as mais diversas indústrias. Estes servem, na grande m...