Quando uma habitação é pequena, cada milímetro conta. Mas não é nenhum impedimento para ter um elevador em casa. E qual o modelo perfeito para este contexto? Contamos-lhe tudo.

Nas habitações onde são utilizadas escadas, assim que a mobilidade começa a ser uma questão, este é um dos fatores de maior receio. Nem todas as casas podem ter os diversos espaços num só piso. O preço elevado de terrenos para construção – que potencia a construção em altura – e as habitações mais antigas são dois cenários em que as escadas são o meio de alcançar outros pisos.

Ver Também: Guia passo a passo para ter elevador em casa

Para estas situações, os elevadores domésticos são o equipamento premium para instalar numa habitação. Não sendo o único tipo de mecanismo de acessibilidades existente – pois, as cadeiras elevador e as plataformas de escadas também o são – é, sem dúvida, o que mais valoriza uma casa. Para além disso, também é o que permite maior conforto e que, dependendo dos modelos, dá a completa autonomia a uma pessoa em cadeira de rodas.  

Quando referimos a instalação de elevadores em casas pequenas estamos, também, a considerar que a esmagadora maioria das pessoas quer que sejam realizadas poucas obras de intervenção. Daí que o desafio seja colocar um elevador compacto e no local onde a sua utilização seja mais útil. No caso particular da reabilitação de edifícios, onde a questão da dimensão é, na grande maioria das vezes, uma das questões principais a ultrapassar, um modelo de elevador doméstico compacto é crucial. Consulte o nosso catálogo dedicado a esta área, para ficar a par de todas as potencialidades.

Como escolher o melhor modelo de elevador doméstico para a minha casa?

Não existe uma resposta padrão a esta questão. Tudo dependerá das características da sua habitação. No entanto, os Homelifts e os Homelifts ST são os dois equipamentos a considerar neste contexto. A escolha recai sobre estas gamas de equipamentos, dada a sua versatilidade e pela existência de modelos bastante compactos. Deste modo, podem ser instalados até no meio do vão de escadas, o que acaba por ser uma solução adequada quando falamos numa habitação que não é nova.

Para além disso, no caso dos Homelifts ST, não é necessário a construção de estrutura de suporte ao elevador ou caixa de alvenaria, o que torna a instalação simplificada.

Quais os prós e os contras deste tipo de elevador para casa pequenas?

Os benefícios deste tipo de equipamentos são inequívos e fáceis de nomear. Dar autonomia a quem tem dificuldade de locomoção ou está em cadeira de rodas, a possibilidade de transporte de pequenas cargas ou carrinhos de bebé são alguns dos pontos que se destacam.

No entanto é importante não esquecer:

  • Escolha um modelo de elevador para casas adequado às suas necessidades;
  • Se é para transportar uma pessoa em cadeira de rodas,  opte por um modelo que permita este transporte. Existem alguns modelos mais compactos que pela sua dimensão reduzida não o conseguem fazer.
  • Opte por um elevador que seja adequado ao espaço onde será inserido. Se for adequado em termos estéticos e funcional, é a união perfeita.

Ver Também: 10 sinais que um elevador residencial é o ideal para a sua casa!

Ficou interessado em saber mais informações sobre um elevador para casas pequenas? Na Liftech, podemos ajudá-lo. A nossa equipa de técnicos especializados em soluções de mobilidade vertical, irão acompanhá-lo durante todo o processo de diagnóstico e instalação do equipamento mais indicado às suas necessidades. Para agendar uma visita sem compromisso, ligue o 229 432 830 ou envie um e-mail para info@liftech.pt.

Outros artigos que lhe poderão interessar

Qual o preço para ter um elevador em casa Uma casa é sempre um sonho realizado! Quando há elevador em habitação é um conforto. Equacionar a instalação de um equipamento de elevação é sinónimo ...
Quais os tipos de elevadores para casas que existem? Se está com problemas em casa por causa dos degraus, este é um artigo ao qual deverá dar atenção. Conheça quais os elevadores existentes para o contex...
Elevadores para moradias: Como conseguir o impossível em espaços pequenos? Se o seu corpo já não é o mesmo e a sua mobilidade não lhe dá tréguas, temos o aliado perfeito para o seu quotidiano. Os elevadores residenciais são ...