Os elevadores trazem conforto e comodidade aos espaços onde são instalados, mas é importante, no seu uso diário, manter alguns cuidados básicos na sua utilização. Tanto em elevadores convencionais, os denominados ascensores, como nos elevadores residenciais o uso correto e adequado garantirá uma utilização confortável e a máxima segurança nas viagens.


elevadores

Siga os 5 principais cuidados que aqui partilhamos consigo e mantenha-se seguro.

1. Em caso de incêndio, vá pelas escadas
Nunca utilize os ascensores em caso de incêndio no local. A opção mais segura nestas situações é a utilização as escadas.

2. Mantenha a calma nas falhas de energia
Em caso de falha de luz durante uma viagem no elevador, nunca tente forçar as portas ou sair por algum espaço disponível. Em todos os equipamentos existem botões de alarme e mecanismos de alerta que podem ser usados para comunicar estes casos. Não entre em pânico e reaja calmamente na situação.

Por sua vez, os elevadores residenciais têm sistemas que, em caso de falha de energia, possuem autonomia suficiente para fazer regressar o equipamento ao patamar de origem.

3. Cuidado redobrado quando está com crianças
Com os mais pequenos deverá ter especial atenção com os entalamentos acidentais nas portas. As crianças não devem andar de elevador sozinhas até os 10 anos e devem ser aconselhadas a um uso responsável e adequado, para a sua segurança.

4. Atenção ao transporte de cargas
Sempre que transportar cargas num elevador deve garantir que as mesmas estão bem acondicionadas e permitem entrar e sair facilmente do elevador. Esta questão torna-se ainda mais importante nos elevadores sem porta de cabina.

5. Manutenção periódica dos elevadores é sinónimo de segurança
Um equipamento regularmente inspecionado é sinónimo de pleno funcionamento sem anomalias. No caso dos elevadores residenciais, apesar de não ser obrigatória a manutenção periódica, um contrato de manutenção é a garantia do pleno funcionamento do equipamento, quer em termos de performance, quer em termos de eficiência energética.

Necessita de um elevador?

Na Liftech somos especialistas no desenvolvimento e instalação de elevadores convencionais, bem como líderes de mercado no segmento de elevadores residenciais. Conheça as nossas soluções acedendo a www.liftech.pt ou siga-nos em www.facebook.com/liftech

Outros artigos que lhe poderão interessar

Saiba como evitar quedas nas escadas Tem algum familiar próximo com degraus em casa que o estão a impedir de ter uma vida ativa? Já pensou em como as cadeiras de escada poderiam mudar a s...
Elevadores, plataformas elevatórias e cadeiras de escadas: Degraus deixam de ser problema! A acessibilidade diz respeito à capacidade de um local para ser acedido por qualquer pessoas, em termos de igualdade, a qualquer espaço ou local, inde...
Bem-vindos ao mundo Liftech Inovamos e somos arrojados na busca de soluções que permitam acessibilidade e mobilidade eficiente em todos os espaços públicos ou privados. Dispo...