Apesar de cada elevador doméstico ser considerado quase como único, tendo em conta as múltiplas possibilidades de acabamentos e especificações, a verdade é que – tal como em todos os pormenores de uma casa – estes também seguem tendências. Descubra o tipo de equipamentos que tem maior sucesso e as principais razões.

A instalação dos elevadores em casa são fruto de um conjunto de decisões relativas a aspetos técnicos e de estética. Só estas ponderações vão permitir que tenha um equipamento ajustado às suas necessidades e espaço.

No entanto, existem algumas tendências claras em termos de escolhas nos elevadores domésticos. Neste artigo compilamos algumas das principais que vamos notando ao longo das centenas de equipamentos que temos instalados em habitações próprias.

  • A instalação de portas de batente
    Na base desta escolha está a questão económica, visto que as portas de batente possuem um preço mais convidativo que as portas automáticas. No entanto, não é a única razão. As portas automáticas necessitam de um maior espaço na caixa de alvenaria, o que pode ser um obstáculo em alguns espaços.
  • Portas panorâmicas
    Esta tendência é, na maior parte das vezes, uma consequência do tipo de estutura colocada em redor do equipamento. Se for instalada uma estrutura panorâmica, eventualmente o cliente acaba por preferir que tanto a cabine como as portas sejam panorâmicas. Este tipo de opção permite uma maior visibilidade e luminosidade para o interior do equipamento.
Exemplo de homelift com estrutura e portas automáticas panorâmicas
  • Opções em termos de acabamentos
    Quando a caixa de betão já está construída pelo cliente, a grande tendência das portas de batente vai para as portas cegas com friesta em vidro e acabamento primário. Deste modo, permite ao cliente o revestimento de acordo com o interior da sua moradia ou edifício.

    No entanto, temos cada vez mais clientes que preferem que as portas já venham pintadas de fábrica com o RAL escolhido, para que já não haja mais preocupações. O mesmo acontece com as portas automáticas.

    Quanto aos painéis de cabine, a maioria opta pelo skinplate, que pode ser personalizado com diversos cores ou padrões.
Exemplos das principais tendências em termos de acabamentos skinplate
(na cabine apresentada apresenta-se o acabamento PPS F12)
  • Pavimento igual ao resto da casa
    Apesar de ainda ser mais usual a instalação de elevadores domésticos com o chão em borracha, temos notado um crescente pedido para a colocação de chão rebaixado, para posterior colocação do mesmo pavimento do resto da habitação.

Se as tendências podem ser importantes no momento da escolha dos elevadores domésticos, mais prioritário será – certamente – o preço dos elevadores. De modo a auxiliá-lo em relação a este tema, pode consultar o artigo “Procura saber o preço dos elevadores residenciais” onde o guiamos pelos aspetos essenciais que um orçamento leva em consideração para chegar ao valor de investimento final.

Em caso de aconselhamento personalizado, não hesite em contactar a Liftech! Contamos com uma equipa de técnicos com elevada experiência no setor que o poderão orientar sobre as melhores opções para o seu espaço. Agende uma visita, sem compromisso ou uma reunião via zoom, skype ou whats app e descubra mais sobre os elevadores domésticos. Ligue o 808 200 064 ou envie um e-mail para info@liftech.pt.

Outros artigos que lhe poderão interessar

Preço dos elevadores residenciais: Dicas para uma solução económica Se tem uma moradia ou vive num prédio com mais do que um piso, certamente que a ideia de ter um elevador já lhe passou pela cabeça. No entanto, o preç...
Saiba como deve escolher elevadores para casas particulares Longe vão os tempos em que ter escadas numa casa era um problema! Os elevadores para casas particulares vieram revolucionar a forma como nos movimenta...
Procura saber o preço dos elevadores residenciais Se está a construir uma habitação ou gostaria de melhorar o conforto e acessibilidade de um espaço, certamente já se interrogou sobre o preço dos elev...