Não existem dúvidas de que o consumo de eletricidade de um elevador pode representar uma grande porcentagem do consumo total de eletricidade num edifício.

É importante reduzir este consumo, não apenas para reduzir as faturas da eletricidade, mas também para reduzir o impacto que isto tem no ambiente. Por isso, uma das prioridades para grande parte dos inquilinos desses edifícios é melhorar a eficiência energética do elevador e ao mesmo tempo poupar dinheiro.


Pequenos gestos que consideramos insignificantes podem fazer a diferença quando se trata de poupar energia nestes equipamentos. No entanto, também devem ser levados em conta outros elementos essenciais, como um contar com um sistema de manutenção eficaz ou uma utilização responsável da instalação.

Opte por um sistema de domótica eficiente. Um bom exemplo disto são os dispositivos de deteção de presença para evitar que a luz da cabine permaneça acesa 24 horas por dia. Outras soluções consistem na instalação de mecanismos de smart call para otimizar os movimentos, bem como sistemas de manobras seletivas para evitar arranques e paragens desnecessários.

● Uma parte importante do consumo de um elevador vem da iluminação. Por esse motivo, uma boa alternativa é utilizar lâmpadas de maior poupança de energia, como é o caso das LED.


● Instalação de controladores de velocidade nos sistemas de tração para suavizar o arranque e as paragens, resultando numa operação mais confortável e económica.

● Fazer manutenções regulares para estender a vida útil do elevador é garantir a sua durabilidade e optimizar o consumo elétrico.

Como poupar energia com os elevadores?

  1. Antes da instalação, é aconselhável conhecer os diferentes sistemas de elevação existentes, pois alguns oferecem vantagens mecânicas excepcionais. Por exemplo, durante a redução de carga, o sistema pode usar a sua própria energia potencial para poupar eletricidade.
  2. Como já foi mencionado, o uso de iluminação eficiente pode contribuir para a poupar mais energia. Apostar num sistema de iluminação automático e um sistema de iluminação do tipo LED torna-os numa combinação magnífica.
  3. Faça manutenções preventivas. Por vezes vezes, os elevadores podem apresentar pequenas falhas que podem desperdiçar energia no longo prazo Mantê-los em boas condições é uma forma de poupança durante mais tempo.
  4. Consultar as tarifas de eletricidade contratadas. Hoje em dia praticamente todas as companhias elétricas já disponibilizam vários tipos de tarifas de eletricidade e que variam em função das necessidades de cada um. Exemplo disso são as tarifas bi-horárias, compostas pelos ciclos horários do Vazio, Ponta e Cheias, onde cada um apresenta diferentes preços com base nas horas do dia.
  5. Deve saber qual a potência contratada com a companhia elétrica, pois na maioria das vezes é superior à que realmente é necessária, e isso leva a desperdício de dinheiro.