Se necessita de cadeira de escadas ou plataformas elevatórias para casa ou tem um familiar próximo com mobilidade condicionada, é fundamental conhecer quais os apoios disponíveis no nosso país para esta finalidade.

A acessibilidade é fundamental para a manutenção de uma vida ativa e os degraus são, ainda, um dos maiores obstáculos. Após tomar a decisão de instalar um elevador de escadas ou cadeiras elevatórias numa casa, o próximo passo é conhecer quais os apoios a que pode recorrer para o auxiliar neste investimento. Existem entidades nacionais que o podem ajudar e que farão grande diferença neste investimento familiar.

Segurança Social
Um dos apoios que pode solicitar na aquisição de cadeira de escadas é o da Segurança Social. Este organismo disponibiliza verbas de apoio à aquisição de ajudas técnicas a portadores de deficiência ou mobilidade condicionada. Para além do equipamento, podem ser incluídas para financiamento as pilhas e baterias necessárias na sua utilização.

Serviço Nacional de Saúde
Os utentes do Serviço Nacional de Saúde (SNS) podem solicitar, junto desta entidade, o reembolso (total ou parcial) de encargos relativos a equipamentos como cadeiras elevatórias ou elevadores de escadas. Os montantes de apoio encontram-se na legislação em vigor sobre esta temática.

IVA com taxa reduzida de 6%
A utilização de equipamentos de acessibilidade por pessoas com deficiência ou mobilidade condicionada poderão usufruir de uma taxa reduzida de IVA de 6% ao adquirir plataformas elevatórias, elevadores para cadeiras de rodas e elevadores de escadas.

Linhas de crédito dedicadas a soluções de Mobilidade
O Montepio é uma das instituições financeiras que disponibiliza uma linha de crédito – denominada Crédito Montepio Mais Mobilidade – para auxiliar cidadãos com mobilidade condicionada na implementação de soluções de acessibilidade. Esta linha de crédito é fruto de uma parceria entre o Montepio e a Mobilidade Positiva – Sociedade Portuguesa para a Mobilidade.

Pretende adquirir uma solução de cadeira de escadas para sua casa ou para um familiar?

Entre em contacto com a Liftech e conheça todos os equipamentos de acessibilidade que a empresa tem ao seu dispor. Siga-nos no Facebook ou visite o nosso website em www.liftech.pt

Outros artigos que lhe poderão interessar

Saiba a importância das acessibilidades em espaços públicos Em Portugal enfrentamos, cada vez mais, um panorama de maior consciência para a importância das acessibilidades em espaços e edifícios públicos. Mas n...
As melhores soluções para aumentar a mobilidade em casa A perfeita movimentação no espaço em que habitamos é fundamental para o nosso bem-estar ou dos familiares que connosco moram. Com o avançar da idade o...
Saiba como instalar cadeiras de escadas em casa Quando subir ou descer escadas se torna um problema numa casa, a instalação de cadeiras de escadas é a opção mais rápida e económica. Neste artigo dam...