Partilha nas redes sociais

A plena acessibilidade a todos os espaços, independentemente da condição física, é um direito que assiste a todas as pessoas e que pode ser facilmente garantido com as plataformas elevatórias. Estes equipamentos permitem a cidadãos com mobilidade condicionada ou reduzida o transporte seguro e cómodo, em pequenos desníveis ou degraus. Possui reservas sobre a sua segurança?

Hoje partilhamos os principais mecanismos de segurança que tornam os elevadores de escadas 100% seguros e adequados para o transporte de cadeiras de rodas.

Uma plataforma elevatória para deficientes é um meio seguro de transporte de cadeira de rodas entre desníveis ou degraus. A facilidade de instalação deste tipo de equipamento em qualquer espaço permitem que, no mesmo dia, espaços inacessíveis a cadeiras de rodas sejam locais a explorar.

plataformas elevatorias para deficientes
Estes elevadores de escadas são perfeitamente adaptados a ambientes de interior ou exterior, com materiais de alta resistência.

Que mecanismos podem ser destacados ao nível de segurança das plataformas elevatórias?

» Sensores de deteção de obstáculos

Tanto uma plataforma elevatória para deficientes como uma cadeira de escadas possuem mecanismos de paragem automática quando, a qualquer momento num percurso, algum objeto estiver a obstruir a sua passagem. Deste modo, há a garantia de uma viagem segura e, por sua vez, do não entalamento acidental.

» Barras de segurança

Nas plataformas elevatórias, barras laterais integradas no equipamento permitem que o utilizador se segure durante todo o transporte, bem como bloqueadores nos limites da plataforma que seguram, convenientemente, a cadeira de rodas dentro dos limites da plataforma. No caso de outros elevadores de escadas, como as cadeiras de transporte, as barras são substituídas por cintos de segurança.

» Limitadores de velocidade e fim de curso

Esta tecnologia existente tanto na plataforma elevatória para deficientes como na cadeira de escadas auxilia a uma viagem confortável e uma paragem suave em sobressaltos. Com este mecanismo o transporte ocorre sempre a uma velocidade contínua.

» Colocação em funcionamento e recolha automática (dependendo do modelo)

Existem modelos com botão de comando para recolha e colocação em funcionamento automático o que permite a total independência de cidadãos em cadeira de rodas.

Gostaria de obter um aconselhamento profissional sobre a plataforma elevatória para deficientes mais adequada ao seu espaço? Na Liftech dispomos das mais diversas soluções de acessibilidade ao nível de elevadores de escadas e plataformas elevatórias que permitirão a igualdade de acesso a todos os espaços. Consulte o website www.liftech.pt ou consulte-nos através dos nossos números de telefone.

Outros artigos que lhe poderão interessar

Saiba como ajudar um idoso a subir e descer escadas Quando a idade começa a avançar, a mobilidade vai-se perdendo. Ao conviver, no quotidiano, com os mais idosos é necessário tomar conhecimento das suas...
Problemas em subir escadas? Veja o guia passo a passo com a solução As escadas numa casa ou prédio são um verdadeiro pesadelo quando as pernas fraquejam ou para as pessoas em cadeiras de rodas. Quando o problema existe...
Plataforma elevatória para deficientes: Descubra como é útil! Uma plataforma elevatória para deficientes responde ao direito essencial e imediato de todas as pessoas acederem - em igualdade - aos espaços públicos...