A plena acessibilidade a todos os espaços, independentemente da condição física, é um direito que assiste a todas as pessoas e que pode ser facilmente garantido com as plataformas elevatórias. Estes equipamentos permitem a cidadãos com mobilidade condicionada ou reduzida o transporte seguro e cómodo, em pequenos desníveis ou degraus. Possui reservas sobre a sua segurança?

Hoje partilhamos os principais mecanismos de segurança que tornam os elevadores de escadas 100% seguros e adequados para o transporte de cadeiras de rodas.

Uma plataforma elevatória para deficientes é um meio seguro de transporte de cadeira de rodas entre desníveis ou degraus. A facilidade de instalação deste tipo de equipamento em qualquer espaço permitem que, no mesmo dia, espaços inacessíveis a cadeiras de rodas sejam locais a explorar.

plataformas elevatorias para deficientes
Estes elevadores de escadas são perfeitamente adaptados a ambientes de interior ou exterior, com materiais de alta resistência.

Que mecanismos podem ser destacados ao nível de segurança das plataformas elevatórias?

» Sensores de deteção de obstáculos

Tanto uma plataforma elevatória para deficientes como uma cadeira de escadas possuem mecanismos de paragem automática quando, a qualquer momento num percurso, algum objeto estiver a obstruir a sua passagem. Deste modo, há a garantia de uma viagem segura e, por sua vez, do não entalamento acidental.

» Barras de segurança

Nas plataformas elevatórias, barras laterais integradas no equipamento permitem que o utilizador se segure durante todo o transporte, bem como bloqueadores nos limites da plataforma que seguram, convenientemente, a cadeira de rodas dentro dos limites da plataforma. No caso de outros elevadores de escadas, como as cadeiras de transporte, as barras são substituídas por cintos de segurança.

» Limitadores de velocidade e fim de curso

Esta tecnologia existente tanto na plataforma elevatória para deficientes como na cadeira de escadas auxilia a uma viagem confortável e uma paragem suave em sobressaltos. Com este mecanismo o transporte ocorre sempre a uma velocidade contínua.

» Colocação em funcionamento e recolha automática (dependendo do modelo)

Existem modelos com botão de comando para recolha e colocação em funcionamento automático o que permite a total independência de cidadãos em cadeira de rodas.

Gostaria de obter um aconselhamento profissional sobre a plataforma elevatória para deficientes mais adequada ao seu espaço? Na Liftech dispomos das mais diversas soluções de acessibilidade ao nível de elevadores de escadas e plataformas elevatórias que permitirão a igualdade de acesso a todos os espaços. Consulte o website www.liftech.pt ou consulte-nos através dos nossos números de telefone.

Outros artigos que lhe poderão interessar

Saiba como ajudar um idoso a subir e descer escadas Quando a idade começa a avançar, a mobilidade vai-se perdendo. Ao conviver, no quotidiano, com os mais idosos é necessário tomar conhecimento das sua...
Descubra como funcionam as plataformas elevatórias sem eletricidade Não faz ideia como funcionam as plataformas elevatórias em caso de falha de energia? Não se preocupe, neste artigo explicamos-lhe tudo. À semelhança d...
Saiba como colocar uma plataforma para cadeira de rodas em escadas Ultrapassar degraus quando está numa cadeira de rodas é um verdadeiro desafio! Mas as plataformas elevatórias resolvem esta questão facilmente, adapta...