A perfeita movimentação no espaço em que habitamos é fundamental para o nosso bem-estar ou dos familiares que connosco moram. Com o avançar da idade ou fruto de algum incidente, a mobilidade pode ser afetada, tornando o quotidiano um desafio constante. A adequação dos espaços a estes cenários é fundamental para aumentar a qualidade de vida.

Seja pela necessidade da utilização de cadeira de rodas em casa ou numa circunstância de mobilidade condicionada temporária ou permanente, olhar para a sua casa e ver quais os aspetos que podem ser ajustados é fundamental para a recuperação de vida ativa. Deixamos aqui algumas dicas que o poderão auxiliar a ter ou proporcionar uma experiência mais agradável no quotidiano.

elevadores residenciais
WC
A instalação de barras de apoio no chuveiro permite maior estabilidade e segurança perante o piso escorregadio. Em alternativa, a colocação de uma cadeira com assento rebatível pode ser uma boa solução para este espaço.

Quarto
No quarto destacamos alguns pontos que nos parecem essenciais. Uma cama regulável em altura e móveis arredondados para evitar ferimentos, são duas características que potenciam a mobilidade em casa. O mobiliário também deverá permitir um acesso fácil, mesmo em cadeiras de rodas.

Áreas comuns
Nas áreas comuns uma boa iluminação é fundamental. Opte por interruptores grandes e em locais visíveis, para facilitar o seu manuseamento.
Outro dos pontos de destaque nas áreas comuns são os tapetes. Se tiverem com alguma parte saliente, podem potenciar quedas ou dificultar a mobilidade de cadeiras de rodas.

Ultrapassar degraus

Se o seu espaço tem vários pisos e degraus, este é um dos principais obstáculos à mobilidade. Na construção do espaço o ideal é que estes pontos já sejam acautelados, com o planeamento de local para um elevador residencial, por exemplo.

No entanto, as soluções de elevadores residenciais, plataformas ou cadeiras de escada não se limitam a obras em execução. É perfeitamente possível a instalação destes equipamentos em espaços já concluídos, no momento em que surja essa necessidade.

Os elevadores residenciais são a solução esteticamente mais apelativa, que alia o conforto ao design. Podem ser colocados em espaços bastante reduzidos e são ajustados a espaços com até 7 pisos.

As cadeiras de escada são uma opção mais económica para ultrapassar degraus e podem ser instaladas no próprio dia. Para consultar os preços destes equipamentos consulte o nosso artigo sobre os preços de cadeiras de escadas.

Gostaria de conhecer quais as soluções de acessibilidade mais ajustadas ao seu espaço? Permita regressar a uma vida ativa em casa ou auxilie os seus familiares a conseguir mais autonomia no seu espaço. A Liftech disponibiliza soluções de elevadores residenciais, bem como cadeiras de escada ou plataformas elevatórias, perfeitamente adjustadas a cada moradia. Visite www.liftech.pt ou siga-nos em www.facebook.com/liftech.

Outros artigos que lhe poderão interessar

5 boas razões para ter uma cadeira de escadas Uma moradia grande ou espaço com degraus pode tornar-se um pesadelo quando não possui uma cadeira de escadas. Estes equipamentos facilitam o quotidian...
Qual o elevador de escada certo para mim? Se tem dificuldades em movimentar-se, pensar em escadas é um dos maiores pesadelos do dia-a-dia, com solução à vista: um elevador de escada. Mas quais...
Saiba como evitar quedas nas escadas Tem algum familiar próximo com degraus em casa que o estão a impedir de ter uma vida ativa? Já pensou em como as cadeiras de escada poderiam mudar a s...