Tem um edifício antigo que está a pensar a reabilitar e gostaria de conhecer as opções de instalação de elevadores para este tipo de prédio? Neste artigo abordamos algumas das hipóteses que pode utilizar em espaços já existentes.

A instalação de elevadores em prédios existentes requer, em primeiro lugar, uma prévia análise ao local de instalação. Este estudo preliminar irá determinar as características do espaço, bem como a possibilidade de instalação do elevador no interior ou exterior.

INSTALAÇÃO DE ELEVADORES NO INTERIOR DO EDIFÍCIO

1. No vão de escadas

  • Sem necessidade de mexer nas escadas;
  • Necessitando de conquistar espaço às escadas;
  • Reformulando o traçado das escadas;
  • Deslocando as escadas.

2. Criação de uma caixa para o elevador independente da escada.

INSTALAÇÃO DE ELEVADORES NO EXTERIOR DO EDIFÍCIO

3. Com acesso direto aos patamares;
4. Com acesso a patamares intermédios da escada (sendo necessário a instalação de outra opção para auxiliar a subir os restantes degraus);
5. Com reformulação das escadas;
6. Independente das escadas.

Após a definição do local onde será colocado o elevador, o projeto tem início. Quando possível, a instalação dos elevadores no interior do vão de escadas será a a primeira opção a ser considerada. Se tiver as dimensões suficientes é a melhor solução para minimizar as obras de colocação e ser mais funcional.

Elevadores

180517-img

Se o vão de escadas for muito estreito haverá a necessidade da reformulação do traçado das escadas, de modo a que seja possível encaixar a caixa do elevador.

Outras das soluções para o interior de um espaço é a criação de uma caixa independente das escadas, para a instalação do elevador. Esta opção irá acarretar uma ligeira diminuição ao espaço da sala, quarto ou outra divisão em que seja decidida a colocação deste equipamento.

180517-img3

No exterior de um edifício existente, a fachada de um dos lados é o local mais adequado. Poderá ser necessária a criação de um patamar de acesso.

180517-img4

Necessita de uma equipa com vasta experiência na reabilitação de edifícios para o auxiliar na consultoria e instalação destas soluções? Na Liftech dispomos de técnicos especializados nesta tipologia de projeto que dispõem das ferramentas certas para a instalação de elevadores, levando o seu projeto a bom porto. Contacte-nos através do ou visite o nosso website. Poderá, ainda, seguir-nos na nossa página de Facebook e Pinterest.

Outros artigos que lhe poderão interessar

Soluções para as escadas na reabilitação de prédios Nos prédios antigos, onde apenas existem escadas, como fazer para, na sua reabilitação, acrescentar uma solução que permita maior conforto e facilidad...
As acessibilidades na Reabilitação de edifícios A reabilitação de edifícios permite dar uma nova vida a prédios e espaços antigos, potenciando o seu valor comercial e de habitabilidade. No entanto, ...
Como fazer a Reabilitação de um prédio Possui um prédio antigo e está a pensar reabilitá-lo? Antes de mais, saiba que existem apoios e projetos desenvolvidos com este objetivo de estimular ...