Se tem um edifício para modernizar, os apoios à reabilitação urbana são um ótimo meio para conseguir o financiamento necessário ao seu projeto. Conheça algumas das principais iniciativas a que pode recorrer.

apoios-reabilitacao-urbana

 

Os grandes centros urbanos estão, a renascer. Os apoios à reabilitação urbana dão um estímulo importante a esta modernização a que assistimos. Lisboa, Porto ou outras cidades portuguesas começam a ver as suas fachadas renovadas e dos velhos prédios florescem edifícios modernos, mais acessíveis e com maior atratividade imobiliária.

Atualmente, há uma maior noção que é importante reabilitar os velhos edifícios, em vez da construção de novos.

O portal da habitação possui um documento de consulta interessante nesta área, onde pode consultar alguns dos apoios à reabilitação urbana atualmente existentes, disponibilizados pelo Instituto da Habitação e Reabilitação Urbana.

Entre os vários apoios públicos e privados a que os responsáveis pela reabilitação podem recorrer, o IFRRU 2020 é um deles. Esta medida é promovida para edifícios com mais de 30 anos, localizados dentro das áreas de reabilitação urbana definidas. Sobre esta medida poderá consultar mais informações no vídeo abaixo

O Reabilitar para arrendar é outro projeto a que os proprietários de edifícios podem recorrer nos apoios à reabilitação urbana.

As sociedades de Reabilitação Urbana são, também, outras entidades com um papel importante na modernização dos edifícios.

Direcionado para municípios, o PEDU (Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano) apoia a mobilidade e recuperação urbana.

O que considerar nos apoios à reabilitação urbana

  • A legislação relativa a este tema, bem como a legislação aplicável a cada uma destas medidas de estímulo.
  • Os reais benefícios fiscais que advêm das medidas de apoio à reabilitação urbana.
  • Os aspetos indispensáveis na modernização de edifícios, nomeadamente, as acessibilidades.

Se pretende avançar com um projeto de reabilitação de prédios, consulte a Liftech para tomar conhecimento das soluções de acessibilidade que poderá implementar no seu edifício. Contacte-nos através do +351 229 432 830 (chamada para a rede fixa nacional) ou info@liftech.pt