Sabia que existem meios de apoio públicos que auxiliam os idosos na reforma? Conheça os principais mecanismos de apoios na reforma que pode acionar para esta fase da vida.

apoios na reforma

 

Os idosos são dos grupos de maior risco, necessitando de um reforço em termos de apoio físico, psicológico e, por vezes, monetário. Existem diversas ferramentas que a Segurança Social (SS) disponibiliza e que visam auxiliar a população, após a vida ativa.

Neste artigo, compilámos alguns dos principais apoios na reforma. Todos eles visam garantir melhores condições de vida a pessoas aqueles que possuem menos recursos.

Pensão de velhice ou Pensão de Reforma

Este apoio é um rendimento pago todos os meses, interligado aos anos de vida ativa e descontos para a Segurança Social e que tem como objetivo ser um substituto das remunerações do trabalho. Em 2017, a pensão de reforma começa nos 66 anos e três meses.

Pensão Social de Velhice

É uma medida de apoio aos idosos que não estejam elegíveis à pensão de velhice e que tenham baixos rendimentos.

Complemento solidário para idosos (CSI)

Este é um apoio do Estado para idosos com baixos recursos. Disponível a partir dos 66 anos e três meses, os cidadãos para terem acesso ao CSI têm que ter cumprido a idade normal de acesso à pensão de velhice no regime geral da Segurança Social e morarem em Portugal há, pelo menos, seis anos consecutivos.

Os beneficiários do CSI poderão, ainda, ter benefícios adicionais em termos de apoio às despesas de saúde. São diversos os critérios de inclusão nesta medida. Consulte-nos aqui

Pensão de sobrevivência

É dado aos familiares do beneficiário do apoio à reforma, em caso de falecimento. Corresponde a uma percentagem da pensão de reforma.

Complemento por dependência

Apoio dado pela SS a idosos em estado de dependência.

Outros apoios na reforma

As entidades públicas consagram, ainda, um conjunto de outras respostas sociais para apoiar a reforma, nomeadamente ao nível de apoio domiciliário, centros de convívio, dia e centros de noite.

Para conhecer todas as informações sobre cada medida aconselhámos a consultar, também, a área de apoios na reforma do website da Segurança Social. Estar informado é fundamental para garantir que vive uma reforma descansada e sem sobressaltos.

E em termos de acessibilidade, a sua casa está preparada para os degraus não serem um problema?

Entre em contacto com a equipa Liftech e saiba que equipamentos podem ser instalados no seu espaço. Saiba que, também, pode solicitar apoio na compra de cadeira ou plataforma elevatória.

Outros artigos que lhe poderão interessar

Vai comprar uma cadeira de escadas ou plataforma elevatória? Saiba os apoios que pode solicitar Se necessita de cadeira de escadas ou plataformas elevatórias para casa ou tem um familiar próximo com mobilidade condicionada, é fundamental conhecer...
Saiba a importância das acessibilidades em espaços públicos Em Portugal enfrentamos, cada vez mais, um panorama de maior consciência para a importância das acessibilidades em espaços e edifícios públicos. Mas n...
As melhores soluções para aumentar a mobilidade em casa A perfeita movimentação no espaço em que habitamos é fundamental para o nosso bem-estar ou dos familiares que connosco moram. Com o avançar da idade o...