Projetos de arquitetura inclusivos, onde existe a igualdade de acessibilidades a todos os cidadãos, são fatores obrigatórios na mente dos profissionais da área. Após um longo caminho no sentido da consciencialização para esta temática, os espaços são, cada vez mais, desenhados com este propósito. Conhece as principais razões para a acessibilidade ser considerada num projeto de arquitetura?

Em primeiro lugar, quando nos referimos a espaços ou edifícios públicos, existe a obrigatoriedade da lei em vigor, que destaca os principais aspetos a serem calculados em termos de acessibilidade. Cabe ao arquiteto ou projetista levar em consideração, no momento de desenho da obra, as opções a serem equacionadas para o espaço.

acessibilidades-projeto-arquitetura

 

No entanto, mesmo nos espaços privados, é da responsabilidade dos profissionais de arquitetura garantir que os aspetos fundamentais de conforto e mobilidade estão assegurados.

Mas como detetar a pertinência de um projeto de acessibilidade? Entre outros fatores, é de suma importância determinar:

  • A avaliação da necessidade atual e futura dos utilizadores do espaço;
  • O conforto no quotidiano;
  • Os custos e facilidade de instalação no início da obra, para garantir a pré-instalação de todas as infraestruturas necessárias a receber os equipamentos pretendidos;
  • Valorização do imóvel;
  • Adequação do espaço a todos os requisitos legais.

As soluções mais usuais em projetos de acessibilidades

Elevadores
Os elevadores permitem o transporte de diversas pessoas em simultâneo, bem como o máximo conforto. No caso particular dos elevadores residenciais, pelas suas opções de versatilidade podem ser instalados em, praticamente, todos os espaços interiores ou exteriores (até 7 pisos).

Plataformas elevatórias
Com a dimensão adequada para o transporte de uma cadeira de rodas, as plataformas elevatórias podem percorrer cursos retos ou em curva.

Cadeiras elevatórias
As cadeiras elevatórias são a opção mais económica para ultrapassar degraus. Com uma instalação simplificada e sem a necessidade de obras, as cadeiras elevatórias são um dos recursos mais utilizados em habitações já existentes, onde existam idosos.

É arquiteto ou responsável de obra e gostaria de obter mais informações sobre projetos de acessibilidade? Na Liftech fornecemos todas as plantas e alçados de equipamentos em blocos autocad para inserção nos projetos de arquitetura, bem como todos os documentos necessários para o licenciamento das obras. Ligue-nos para o 808 200 064 ou aceda ao nosso website para outros contactos alternativos.

Outros artigos que lhe poderão interessar

Saiba a importância das acessibilidades em espaços públicos Em Portugal enfrentamos, cada vez mais, um panorama de maior consciência para a importância das acessibilidades em espaços e edifícios públicos. Mas n...
As melhores soluções para aumentar a mobilidade em casa A perfeita movimentação no espaço em que habitamos é fundamental para o nosso bem-estar ou dos familiares que connosco moram. Com o avançar da idade o...
Está a construir casa? Saiba como prever a colocação do Elevador! Na construção de habitações é muito importante precaver o futuro e analisar como pode ser feita a instalação de elevadores para casa. Estes equipament...