A 18 de abril, celebra-se o Dia Internacional dos Monumentos e Sítios. É o momento ideal para nos dedicarmos a analisar o ponto de situação das acessibilidades nos edifícios históricos em Portugal. Conheça, também, o bom exemplo do projeto do Castelo de Leiria.
Os monumentos e edifícios históricos são, sem dúvida alguma, um enorme desafio em termos de acessibilidades. Estas dificuldades centram-se quer no acesso exterior a estes pontos – muitas vezes localizados em zonas de grande inclinação – quer na deslocação dentro destes edifícios. A 18 de abril, celebra-se o Dia Internacional dos Monumentos e Sítios, sendo um bom momento para refletirmos um pouco sobre esta situação em Portugal.
A verdade é que ainda há um longo caminho a ser feito nesta área. O Turismo de Portugal publica um conjunto de boas práticas e recomendações no que a este tema diz respeito.É de suma importância que um local público de caráter histórico ou cultural tenha mecanismos que permitam uma maior acessibilidade. Esta entidade refere-se até à importância das acessibilidades comunicacionais, enquanto complemento das acessibilidades estruturais.
O que ao nível de acessibilidades físicas diz respeito, são ainda vários os edifícios históricos cujas dificuldades de acesso não permitem a visita de pessoas com a mobilidade condicionada.
As dificuldades centram-se tanto ao nível do acesso aos monumentos – visto que em diversos locais há grandes desafios em termos de mobilidade urbana – quer em termos de deslocação nos vários espaços que um edifício apresenta. Em Portugal, diversos esforços têm vindo a ser realizados no sentido de melhorar este panorama. Associações como a Associação Salvador têm realizado inúmeras iniciativas que apelam para uma maior atenção ao tema.
Bons exemplos do esforço em criar estes meios – O caso do Castelo de Leiria
Na Liftech o contacto com cada vez mais entidades públicas que têm em mente esta preocupação tem sido uma constante. O projeto que a empresa vai realizar para o Castelo de Leiria é um ótimo exemplo disso.
O Município de Leiria pretende a instalação de meios mecânicos que permitam o acesso pedonal assistido em redor deste Castelo. Com esta solução, visitar este monumento será mais fácil, melhorando as acessibilidades quer para os seus visitantes, quer para os residentes da zona.
O Castelo de Leiria recebe, anualmente, cerca de 50 a 60 mil visitas. A solução que vai ser implementada pela Liftech inclui elevadores que vão transportar os visitantes da zona mais baixa da cidade até ao Castelo.

Excerto do vídeo de apresentação do projeto, por parte do Município de Leiria
Com esta solução, vai-se diminuir os condicionamento de trânsito e, ao mesmo tempo, permitir uma visita mais acessível e simples.
No vídeo publicado pela Região de Leiria no Facebook pode verificar mais alguns detalhes sobre esta obra.
Para os desafios da mobilidade urbana, é importante uma resposta especializada e centrada nas soluções que respondem com maior eficiência aos problemas de acessibilidades existentes. Se necessita de um aconselhamento personalizado, entre em contacto com a equipa Liftech. Juntos vamos fazer de Portugal um destino mais acessível a todos!
Visite www.liftech.pt ou entre em contacto através do +351 229 229 432 830 (chamada para a rede fixa nacional) / info@liftech.pt