A 18 de abril, celebra-se o Dia Internacional dos Monumentos e Sítios. É o momento ideal para nos dedicarmos a analisar o ponto de situação das acessibilidades nos edifícios históricos em Portugal. Conheça, também, o bom exemplo do projeto do Castelo de Leiria.

acessibilidades-castelo-leiria

 

Os monumentos e edifícios históricos são, sem dúvida alguma, um enorme desafio em termos de acessibilidades. Estas dificuldades centram-se quer no acesso exterior a estes pontos – muitas vezes localizados em zonas de grande inclinação – quer na deslocação dentro destes edifícios. A 18 de abril, celebra-se o Dia Internacional dos Monumentos e Sítios, sendo um bom momento para refletirmos um pouco sobre esta situação em Portugal.

A verdade é que ainda há um longo caminho a ser feito nesta área. O Turismo de Portugal publica um conjunto de boas práticas e recomendações no que a este tema diz respeito.É de suma importância que um local público de caráter histórico ou cultural tenha mecanismos que permitam uma maior acessibilidade. Esta entidade refere-se até à importância das acessibilidades comunicacionais, enquanto complemento das acessibilidades estruturais.

O que ao nível de acessibilidades físicas diz respeito, são ainda vários os edifícios históricos cujas dificuldades de acesso não permitem a visita de pessoas com a mobilidade condicionada.

As dificuldades centram-se tanto ao nível do acesso aos monumentos – visto que em diversos locais há grandes desafios em termos de mobilidade urbana – quer em termos de deslocação nos vários espaços que um edifício apresenta. Em Portugal, diversos esforços têm vindo a ser realizados no sentido de melhorar este panorama. Associações como a Associação Salvador têm realizado inúmeras iniciativas que apelam para uma maior atenção ao tema.

Bons exemplos do esforço em criar estes meios – O caso do Castelo de Leiria

Na Liftech o contacto com cada vez mais entidades públicas que têm em mente esta preocupação tem sido uma constante. O projeto que a empresa vai realizar para o Castelo de Leiria é um ótimo exemplo disso.

acessibilidades-castelo-leiria

O Município de Leiria pretende a instalação de meios mecânicos que permitam o acesso pedonal assistido em redor deste Castelo. Com esta solução, visitar este monumento será mais fácil, melhorando as acessibilidades quer para os seus visitantes, quer para os residentes da zona.
O Castelo de Leiria recebe, anualmente, cerca de 50 a 60 mil visitas. A solução que vai ser implementada pela Liftech inclui elevadores que vão transportar os visitantes da zona mais baixa da cidade até ao Castelo.

img-castelo

Excerto do vídeo de apresentação do projeto, por parte do Município de Leiria

Com esta solução, vai-se diminuir os condicionamento de trânsito e, ao mesmo tempo, permitir uma visita mais acessível e simples.
No vídeo publicado pela Região de Leiria no Facebook pode verificar mais alguns detalhes sobre esta obra.

BOTAO-VER-VIDEO

Para os desafios da mobilidade urbana, é importante uma resposta especializada e centrada nas soluções que respondem com maior eficiência aos problemas de acessibilidades existentes. Se necessita de um aconselhamento personalizado, entre em contacto com a equipa Liftech. Juntos vamos fazer de Portugal um destino mais acessível a todos!

Visite www.liftech.pt ou entre em contacto através do +351 229 229 432 830 (chamada para a rede fixa nacional) / info@liftech.pt

 

Outros artigos que lhe poderão interessar

Saiba a importância das acessibilidades em espaços públicos Em Portugal enfrentamos, cada vez mais, um panorama de maior consciência para a importância das acessibilidades em espaços e edifícios públicos. Mas n...
Exemplos de acessibilidades em espaços públicos Plataformas elevatórias de escada são uma das soluções possíveis e mais rápidas de implementar em espaços públicos. Estas ajudam as pessoas mais idosa...
Quais os edifícios obrigados a ter elevadores? Os elevadores em prédios são dos equipamentos que mais uso têm no quotidiano. Estes são indispensáveis para a acessibilidade e comodidade dos seus re...