Quando a idade começa a avançar e a autonomia decresce, os familiares de pessoas mais idosas entram num grande dilema. Como proporcionar o máximo de bem-estar, garantindo a segurança e apoio necessários a esse membro da família? A grande maioria das pessoas prefere, mesmo, ficar em casa ou em casas de familiares quando não possui a independência necessária. Saiba as principais razões.

120117-idosos-familiares-acessibilidades

Estudos revelam que a larga maioria dos idosos mesmo quando perde alguma autonomia prefere continuar a viver no seu lar ou estar perto de familiares. No entanto, quando a mobilidade começa a ser condicionada por restrições físicas os perigos são muitos e estão espalhados por toda a casa.

As acessibilidades no espaço doméstico estão no topo das principais preocupações no acolhimento a uma pessoa com mobilidade reduzida. Como conseguir adaptar cada área da casa a esta nova realidade, respeitando as principais regras de acessibilidades, é o grande desafio a ser respondido nessa fase.

Espaços amplos, boa luminosidade, acompanhamento atento e equipamentos adequados que ajudem a alcançar os pisos superiores e inferiores são os fatores mais importantes a ter em consideração.

E porque preferem os idosos ficar em suas casas ou de familiares…

1. Familiaridade com todo o espaço, visto conhecerem bem os locais.
2.Maior conforto, com todos os seus objetos próximos de si.
3.Atenção dos que lhe são próximos, nomedamente dos filhos ou netos.

Dicas para adaptar a casa aos mais idosos

  • Boa iluminação em toda a casa
    Em todos os espaços consiga que haja boa luz e um acesso rápido aos interruptores.
  • Equipamentos de acessibilidade
    No wc pense em instalar barras de segurança nos espaços mais escorregadios, para garantir que, mesmo de forma autónoma, haja sempre uma segurança adicional.
  • Ultrapassar degraus
    Os elevadores de escada assumem um papel fundamental na manutenção de uma vida ativa. São os elevadores de escada que vão permitir o acesso a todos os pisos, bem como a espaços exteriores, no caso de moradias mais altas. Compactos, económicos, versáteis e muito simples de utilizar no quotidiano, os elevadores de escada serão o melhor aliado do idoso, quando os degraus se tornarem o inimigo nº1 da casa.
  • Potencie atividades de lazer
    Combata doenças como o Alzheimer com algumas atividades de lazer em conjunto com o seu familiar. Jogar às cartas, sudoku ou atividades de memória são uma boa opção.

Tem ou vai acolher um familiar mais idoso e necessita de orientação para ultrapassar desníveis ou degraus? Entre em contacto com a Liftech que o auxiliará no aconselhamento dos elevadores de escada mais adequados para o seu espaço. Visite o nosso website em www.liftech.pt ou entre em contacto.

Outros artigos que lhe poderão interessar

As 5 formas mais fáceis de ultrapassar degraus Se os degraus são uma verdadeira dor da cabeça, encontre as soluções mais simples para facilitar o seu quotidiano, tais como uma cadeira elevador. Nes...
Bem-vindos ao mundo Liftech Inovamos e somos arrojados na busca de soluções que permitam acessibilidade e mobilidade eficiente em todos os espaços públicos ou privados. Dispo...
Elevadores de escadas, saiba os preços e quanto custam Necessita de uma solução para ultrapassar degraus? Já se questionou qual o preço de um elevador de escadas, mas ainda não conseguiu obter as informaçõ...