Partilha nas redes sociais

Em Portugal enfrentamos, cada vez mais, um panorama de maior consciência para a importância das acessibilidades em espaços e edifícios públicos. Mas no que diz respeito às soluções de acessibilidade ainda há um longo caminho a ser traçado, para uma plena igualdade entre todos os cidadãos.

A nível de legislação sobre acessibilidade, o Decreto-Lei 163/2006 esclarece as condições a serem satisfeitas num projeto de construção de espaços ou edifícios públicos, bem como equipamentos desportivos. É através das alíneas que constam neste documento que as principais diretrizes sobre a implementação de equipamentos se guia.

acessibilidades-espacos-publicos

Por sua vez, a nível dos equipamentos também existem um conjunto de diretrizes legais cuja obrigatoriedade de cumprimento deve ser tida em conta, na implementação de soluções de acessibilidade. Falamos da diretiva máquinas 2006/42/CE, da EN 81 – Norma dos Ascensores e das Diretivas Europeias 95/16/CE Elevadores e Diretiva Europeia 2000/9/CE Transportes por cabo.

Reconhecer a importância que o tema das acessibilidades tem, atualmente, nos espaços e edifícios públicos é fundamental e foi tema principal da palestra pela qual a Liftech esteve responsável na Universidade da Beira Interior, no passado mês de novembro.

Dependendo do espaço é necessário um estudo prévio que visa perceber qual ou quais os equipamentos adequados e que correspondam às necessidades dos cidadãos que diariamente os usam. Mediante o contexto poderão ser instalados:

  • Elevadores residenciais;
  • Plataformas de escada;
  • Cadeiras de escada;
  • Plataformas verticais;
  • Elevadores de piscina;
  • Ascensores;
  • Monta-cargas;
  • Equipamentos de mobilidade urbana, como funiculares ou teleféricos.

Uma adequada orientação ao nível de consultoria preliminar é fator chave de sucesso. Cada espaço tem características únicas, pelo que nos espaços e edifícios públicos – desde o projeto de construção – deve ser acompanhada a obra por profissionais qualificados que atendam a estas necessidades e implementem as soluções de acessibilidade ideais.

Não se esqueça que, em termos de acessibilidades…

  • É fundamental tomar conhecimento da legislação atualmente em vigor sobre este tema, confirmando quais os trâmites que deverão ser respeitados no seu espaço;
  • Ao escolher o fornecedor dos seus equipamentos de acessibilidades, procure obter a máxima informação possível sobre a sua solidez. Será esta a responsável por o guiar durante toda a instalação;
  • Análise as propostas de manutenção periódica do equipamento que irá adjudicar. A garantia de uma inspeção periódica é obrigatória em alguns equipamentos e para além disso, é fundamental, para que o equipamento funcione nas melhores condições.

Necessita de encontrar um parceiro de confiança para analisar o que, em termos de soluções de acessibilidade é possível fazer no seu espaço público? A Liftech possui o know-how de mais de meio século nesta área, não hesite em contactar-nos. Saberemos aconselhá-lo e guiar todo o seu projeto até o seu término. Acompanhe-nos no Facebook e entre em contacto connosco.

Outros artigos que lhe poderão interessar

Descubra como funcionam as plataformas elevatórias sem eletricidade Não faz ideia como funcionam as plataformas elevatórias em caso de falha de energia? Não se preocupe, neste artigo explicamos-lhe tudo. À semelhança d...
O que devo saber antes de instalar um elevador residencial Atualmente, é possível instalar um elevador residencial em praticamente todos os espaços. Mesmo para os locais mais reduzidos existem, hoje em dia, eq...
Qual o custo de manutenção de elevadores A manutenção de equipamentos de acessibilidade, como elevadores, não é exigida por lei em todos os casos mas aconselhável para a garantia de funcionam...