Sendo os elevadores essenciais em todos os espaços onde existam escadas, descubra o conceito dos elevadores a vácuo, que podem ser a resposta para a sua habitação.

As vantagens de ter um elevador em casa já as deve conhecer, certamente. Não é novidade que este equipamento muda o paradigma do conforto e segurança em casa. Na Liftech, temos uma novidade que vai agradar a muitas pessoas que estão à procura de uma solução versátil e simples de instalar. E o design é, simplesmente, incrível!

Falamos dos elevadores a vácuo. Estes têm-se destacado na área da mobilidade residencial, sendo uma alternativa eficiente e muito elegante, face aos ascensores convencionais.

Como funciona um elevador a vácuo?

A forma como se deslocam os elevadores a vácuo domésticos é muito interessante, utilizando princípios físicos fascinantes.

Sendo um elevador que funciona com ar, o elevador pneumático a vácuo reduz significativamente os custos energéticos e de manutenção, pois não são utilizados polias, cabos ou pistões. Este elevador residencial movido a ar consome o mínimo de energia na subida e o consumo é nulo quando desce, pelo que é um elevador ecológico.

O equipamento é composto por uma estrutura fechada, de forma cilíndrica, e uma cabine que se move no seu interior.

Neste sistema é essencial:

  • A criação de vácuo, realizada pelo motor de vácuo, que retira o ar do interior do cilindro, para que a pressão baixe;
  • A entrada e saída suaves, que permite que não sejam necessários sistemas complexos para que a cápsula suba e desça.
  • Sistemas de controlo precisos, para que seja garantida uma viagem controlada e precisa.

Principais vantagens de um elevador a vácuo

1. Design diferenciador

Para além de ser compacto, o design de um elevador a vácuo capta pela sua estrutura transparente a 360º, o que permite um conforto e leveza no ambiente residencial.

2. Instalação simplificada

Não sendo necessária caixa, nem estruturas adicionais ao equipamento, a sua colocação torna-se muito mais simples. Em menos de uma semana, após o início da instalação, poderá começar a usufruir do equipamento. O local de colocação em casa, será estudado com os profissionais especializados na área.

3. Eficiência energética

Este equipamento está voltado para o futuro, em termos energéticos. O motor de vácuo consome menos em energia que um sistema convencional, contribuindo para uma pegada ecológica mais reduzida.

4. Facilidade de utilização

Permitindo a opção de portas com abertura automática ou manuais e um sistema de controlos intuitivo, este tipo de elevador a vácuo é projetado a pensar nos seniores ou em pessoas com a mobilidade reduzida.

Dois tipos de configuração, mediante as características do espaço

O sistema de vácuo pode situar-se na parte superior do elevador ou, em alternativa, numa caixa split, que pode ser instalada até 10 metros da parte superior do equipamento.

O que faz variar esta configuração? A altura total do piso superior ser de 2700mm ou menos. A unidade split pode ser colocada a partir dos 2550mm ou quando pretende colocar o sistema de vácuo fora de casa ou num armário independente do local da instalação do elevador a vácuo.

Está curioso em conhecer todas os detalhes deste novo equipamento? Podemos ajudar. A equipa Liftech é representante deste tipo de elevadores a vácuo em Portugal e irá ajudá-lo a entender se este é o equipamento ideal para sua casa. Ligue o 229 432 830 ou envie-nos um e-mail para info@liftech.pt