As cadeiras elevatórias são equipamentos essenciais para lares onde é preciso uma solução económica, de fácil instalação e com o mínimo de obras. As baterias integradas no equipamento são o que permite a movimentação, mesmo em falhas de luz. Sabe como funcionam e os cuidados a ter? Nós ajudamos.

Se numa casa há escadas e começam a existir alguns receios a subir ou descer, uma cadeira elevador de escadas é um dos primeiros pensamentos. A facilidade e rapidez de instalação, bem como o equilibrado custo/benefício fazem deste equipamento um sucesso. Um componente essencial destes equipamentos é a sua fonte de energia, ou seja, as baterias que impulsionam o movimento das cadeiras ao longo das escadas. Neste artigo, queremos que tenha acesso a todas as informações essenciais sobre estes dispositivos que garantem a segurança e operacionalidade, mesmo em momentos de falha de luz.

Localização da bateria – incorporação na própria cadeira

As baterias integram a estrutura central da cadeira elevatória. Apesar de ser possível a sua troca, uma vez que a sua vida útil é menor do que os restantes módulos da cadeira, a localização da unidade das baterias está colocada abaixo do assento. O design permite uma distribuição equilibrada do peso e facilita a utilização eficiente da energia.  

Manutenção adequada – Acesso ao ponto de carga constante

Para que as baterias da cadeira elevatória de escadas possam garantir um desempenho consistente e duradouro, é crucial manter-se o equipamento sempre no ponto de carga, quando este não se encontra em uso. Esta precaução é essencial para que as baterias não descarreguem completamente, o que reduz significativamente a vida útil destes componentes, tendo que ser substituídas.

Cabe ao utilizador certificar-se, no fim da utilização da cadeira, que a mesma fica estacionada no ponto onde possa estar a carregar.

Sempre a funcionar – autonomia em caso de falha de energia

Graças às baterias incorporadas em cada equipamento, a falha de energia em casa não é um problema para o uso da cadeira elevatória. O número médio de viagens que a cadeira elevatória permite, sem energia elétrica, varia de acordo com fatores como modelo específico da cadeira, o tipo de bateria, o estado geral das mesmas, as condições de uso e o curso das escadas

Algumas especificidades das cadeiras curvas e das cadeiras retas

No caso do fornecimento de cadeiras elevatórias da Liftech, os equipamentos que se adaptam a escadas curvas possuem uma fonte de alimentação monofásica de 220v e uma unidade de alimentação de comutação de 4A a 50/60Hz. A fonte de energia da unidade não deve estar a mais do que 8m de uma das extremidades do trilho.

As cadeiras elevatórias curvas são alimentadas por duas baterias de 12V-9AH, que na alimentação elétrica passam para 24V-9AH. Deste modo, prevê-se um percurso médio de 10m, com autonomia de até 9 ciclos completos (subida + descida).

No caso das escadas retas, o tipo de bateria varia, de acordo com o espaço onde são instaladas. As cadeiras de uso interior possuem 2 baterias de 12V-7AH. Por sua vez, as de exterior possuem duas baterias mais potentes de 12v-9AH. 

A substituição das baterias

Este procedimento permite garantir o funcionamento contínuo do equipamento, ano após ano. Seguir os passos corretos é essencial para se manter a segurança e a eficiência da cadeira elevatória.

O procedimento de substituição da bateria deve ser, sempre, realizado por um profissional qualificado para o efeito. Este saberá quais os passos a dar, sem colocar em causa o seu equipamento ou a segurança.

Restam-lhe dúvidas sobre as cadeiras elevatórias e as suas baterias? Podemos ajudar, entre em contacto connosco. Ligue o 229 432 830 ou envie um e-mail para info@liftech.pt

Outros artigos que lhe poderão interessar

Como as cadeiras elevatórias para escadas podem facilitar o dia a dia No quotidiano, nem nos apercebemos o quanto a mobilidade é fundamental! Só quando somos confrontamos com uma situação que coloca em risco a nossa inde...
Cadeiras de escadas: as perguntas mais frequentes As cadeiras de escadas são ótimos equipamentos para ultrapassar degraus, quando a mobilidade começa a ficar condicionada. Fáceis de instalar e com um ...
Aspectos a considerar na compra de cadeiras de escadas Está a ponderar adquirir alguma solução de cadeiras de subir escadas? Então, este artigo é para si. Compilámos os principais aspetos a levar em consid...