Visitar monumentos históricos é uma forma de conhecer o passado e aumentar a cultura geral sobre o nosso país. No entanto, se existem problemas de mobilidade, pode tornar-se numa tarefa impossível. Mas, há locais onde o caminho para as acessibilidades tem sido feito.

Explorar momumentos históricos é uma experiência única, que nos permite apreciar a riqueza cultural e arquitetónica que define a nossa herança. Contudo, para muitas pessoas, esta jornada pode ser limitada por barreiras físicas, tornando  impossível a missão de acesso a estes espaços. Neste artigo, compilámos alguns dos nossos projetos mais notáveis, inseridos neste contexto, onde equipamentos de acessibilidade permitiram tornar a visita a estes locais numa realidade.

LEIRIA 📍 Acessos ao Castelo

O Castelo de Leiria, localizado bem na zona de topo da cidade é, agora, um exemplo vivo de como a inovação nas acessibilidades pode complementar e realçar a autenticidade de um monumento. O desenvolvimento dos acessos mecânicos ao local, cuidadosamente desenvolvidos entre o Gabinete de Arquitetura responsável pelo projeto, Câmara Municipal de Leiria e a Liftech, foram cruciais para potenciar as visitas a este local histórico. Todo o projeto foi integrado de forma a respeitar a estética única daquele espaço, mantendo a autenticidade do local, mas potenciando a sua experiência inclusiva.

SINTRA 📍 Castelo dos Mouros e Palácio da Pena

No topo das colinas de Sintra, localiza-se o Castelo dos Mouros, um verdadeiro testemunho da herança cultural de Portugal. Sob responsabilidade dos Parques de Sintra, este monumento tem vindo a implementar diversas soluções de acessibilidades, que permitem uma experiência mais inclusiva.

Uma das melhorias apresentadas refere-se à criação de percursos acessíveis, onde os visitantes com mobilidade reduzida podem explorar algumas áreas, anteriormente, inacessíveis. Foram adicionadas rampas e os caminhos escolhidos proporcionam uma experiência agradável e segura, respeitando, na mesma, a autenticidade do local.

A instalação de plataformas elevatórias facilitaram, também, o acesso a diferentes níveis do castelo.

No entanto, face às características arquitetónicas do local, existem alguns locais acessíveis onde é necessário, segundo indica o website da Parques de Sintra, especial atenção a determinados troços com inclinação acentuada, pelo que é aconselhado o uso de equipamento de tração.

LISBOA 📍 Palácio Baldaya

No coração de Lisboa, o Palácio Baldaya é o resultado de uma fusão harmoniosa entre o passado e o presente. Um projeto de acessibilidades, da qual a Liftech fez parte, contribuiu para  proporcionar uma visita mais inclusiva e integrar estes equipamentos, de forma equilibrada, na envolvente arquitetónica existente.

Foram instaladas 2 plataformas MP, com movimento vertical e horizontal, perfeitas para responder às necessidades do espaço.

Com estes 3 exemplos, pretende-se sensibilizar para a importância que a remoção das barreiras físicas têm não só para facilitar a vida das pessoas com mobilidade reduzida mas, também, para proporcionar uma oportunidade de enriquecimento cultural mais ampla. Muitos mais existirão em Portugal, estando a crescer a lista  de monumentos históricos com a capacidade para acolher todos os públicos.

Na Liftech, reconhecemos a importância de se superar estas barreiras e tornar o património mais acessível a todos, pelo que estamos, sempre, disponíveis para analisar com arquitetos e equipas técnicas quais as melhores soluções para cada desafio. Contacte-nos, queremos ajudar – 229 432 830 / info@liftech.pt .