Os elevadores fazem parte do nosso quotidiano. Quando os espaços possuem mais do que um piso, são essenciais para o transporte de pessoas e cargas. Mas, tal como qualquer outro equipamento, podem ter algumas questões que necessitam de atenção. Vamos conhecer os mais comuns?

Os elevadores são essenciais à nossa vida diária, proporcionando acessibilidades, conforto e eficiência. Graças a eles, a nossa rotina diária fica mais simples. Quando estes falham, podem causar transtornos significativos. No entanto, tal como qualquer outro equipamento, estão exposto a algumas questões técnicas. Neste artigo, vamos explorar os problemas mais comuns nos elevadores, a melhor forma de se prevenir e a importância de uma manutenção adequada.

1. Desgaste mecânico

Alguns dos componentes dos elevadores estão mais propensos a desgaste, pelo que identificar os sinais precoces é crucial. Entre as peças que podem ser mais suscetíveis destacamos:

  • Cabos e outros componentes do sistema de elevação, que podem resultar em falhas operacionais.
  • Sistema de freio, essencial para uma paragem adequada do elevador.
  • Guia de Portas, face ao movimento constante que sofrem. Podem ocorrer desalinhamentos, problemas nos mecanismos e até levar a falhas na abertura ou fecho das portas.

Existem alguns sinais de alerta a que deve estar atento, para tentar antecipar problemas mecânicos. Estes incluem ruídos anormais, movimentos irregulares do elevador ou o aumento do tempo de resposta. Ao ter perceção destas sitauções pode alertar os responsáveis pelo equipamento ou antecipar uma manutenção preventiva.

2. Falhas elétricas

Outro problema comum no funcionamento de um elevador são as falhas no sistem elétrico, que podem fazer o elevador parar. Entre os mais usuais estão os problemas nos painéis de controlo – que desempenham um papel vital na movimentação dos elevadores – e falhas dos sensores elétricos.

Ações preventivas visam testar e calibrar todos estes componentes, antes que gerem problemas.

3. Problemas com Sensores

Os sensores são muito importantes nos elevadores modernos. A sua falha requer uma manutenção imediata, pois são estes os responsáveis por garantir aspetos importantes de segurança dos seus utilizadores. Entre os mais comuns podemos enumerar:

  • Deteção de Obstáculos – Permitem evitar que as portas fechem, em caso de obstruções.
  • Posicionamento preciso – Garantem que o elevador para no local exato, evitando paragens imprecisas ou desalinhamentos face aos pisos.
  • Controlo de velocidade – Mantêm a velocidade constante do elevador, dentro dos padrões de segurança, durante todo o movimento.

Uma atenção regular a estes componentes permite a eliminação  de sujidades, a perfeita calibração e a substituição de sensores danificados.

A importância da manutenção preventiva, para deteção precoce de problemas nos elevadores

A manutenção preventiva desempenha um papel vital na garantia da operação contínua e segura dos elevadores. Adotar uma abordagem proativa para identificar e corrigir problemas antes que se tornem críticos é essencial. Quanto mais cedo acionar as ações preventivas, mais está a contribuir para a durabilidade dos equipamentos.

A evolução tecnológica nesta área permite que, cada vez mais, seja possível a monitorização permanente de alguns componentes, de modo a identificar antes que se tornem críticos. Em alguns casos, é já possível intervenções remotas, possibilitando intervenções rápidas e eficientes, reduzindo-se – assim – o tempo de inatividade.

A manutenção regular dos elevadores permite que:

  • o equipamento possa durar mais tempo, reduzindo-se o desgaste prematuro de componentes essenciais.
  • redução de custos a longo prazo, evitando manutenções de emergência, mais dispendiosas.
  • garantia de segurança, protegendo-se os utilizadores de eventuais falhas inesperadas.

O papel dos utilizadores na conservação dos elevadores

Todos nós temos um papel fundamental na manutenção da eficiência e segurança dos equipamentos que usamos. Entender como esse comportamento impacta a durabilidade dos elevadores e estar ciente das práticas recomendadas contribui para uma melhor experiência.

Por isso, ao usar um elevador evite:

  • sobrecarregar o elevador, excedendo a capacidade indicada, para não resultar em desgaste prematuro dos componentes;
  • evite abrir as portas manualmente, para não danificar os mecanismos de abertura automática;
  • evitar prender objetos nas portas ou forçar a que estejam abertas.

Para além disso, sempre que notar algum aspeto de funcionamento anormal, deve comunicar  – de imediato – a falha, seja ao responsável pelo equipamento, seja à empresa responsável pela manutenção do elevador.

A colaboração de cada pessoa é essencial para garantir a segurança e maior durabilidade a estes equipamentos.

Para o ajudar a manter o seu elevador sempre operacional, pode contar com a equipa Liftech. Entre em contacto connosco através do +351 229 432 830 ou envie um e-mail para info@liftech.pt

Outros artigos que lhe poderão interessar

Manutenção de elevadores: quando a realizar e quais os equipamentos obrigatórios? Um elevador ou outro equipamento de acessibilidades necessita de estar sempre operacional para cumprir com o seu propósito. Nada é pior do que chegar...
Os elevadores residenciais necessitam de manutenção? Se está a pensar instalar um homelift já apontou, certamente, na sua check-list como um dos pontos a confirmar, esta informação: elevadores residencia...
Qual o custo de manutenção de elevadores A manutenção de equipamentos de acessibilidade, como elevadores, não é exigida por lei em todos os casos mas aconselhável para a garantia de funcionam...