As acessibilidades em casa são uma preocupação crescente em todo o mundo. À medida que a população envelhece, a procura por soluções que melhorem o conforto e a mobilidade nas habitações tem aumentado. Saiba quais são as tendências em elevadores residenciais.

Um elevador residencial, tal como o nome indica, é a solução ideal para o meio doméstico, sendo a escolha mais popular. Estes equipamentos, pela sua versatilidade, custo/benefício muito equilibrado e múltiplas opções de acabamentos, estão a revolucionar, nos últimos anos, o segmento das acessibilidades em espaços privados.

Apesar de ser a razão principal pela qual é instalado, as acessibilidades não são a única razão para o fazer. No entanto, a redução de mobilidade, que afeta a população mais idosa ou uma condição após um acidente ou doença, fazem com que um equipamento deste tipo possa fazer toda a diferença no dia a dia.

Para além disso, face a outros equipamentos de acessibilidades, um elevador residencial permite um substancial aumento do valor comercial da habitação, o que é muito interessante em termos de investimento.

A evolução dos elevadores residenciais

Os elevadores para casa evoluíram, de forma significativa, ao longo dos anos, passando de simples dispositivos funcionais para verdadeiras obras de engenharia e design. Estes conseguem, atualmente, combinar funcionalidade, com estética e eficiência energética. E a indústria está em constante evolução, pelo que se esperam sempre muitas novidades, por parte dos fornecedores.

As principais tendências de elevadores residenciais, que vão moldar o futuro

  • Desenvolvimento de designs – ainda – mais sofisticados e singulares

Hoje em dia, este tipo de equipamento doméstico já é projetado tendo, sempre, em mente o espaço onde irá ser integrado. Numa habitação, a simbiose com a parte arquitetónica é muito importante. Espera-se que venham a surgir, cada vez mais, opções de personalização e tipos de acabamentos.

  • Materiais de qualidade

Este é um fator que é, sempre, relevante. O aço inoxidável e o vidro são dois dos materiais mais usados neste tipo de equipamento, pois conseguem aliar – na perfeição – o visual apelativo à durabilidade.  

  • Eficiência energética

Em todo o mundo, este tema está na ordem do dia. Nenhum equipamento irá ter uma longa vida se o consumo de energia não for uma questão a ser ponderada no desenvolvimento. Os elevadores residenciais modernos tendem a ter esta preocupação, minimizando – dentro dos possíveis – o consumo de energia.

  • Tecnologia cada vez mais sofisticada

É um aspeto incontornável, a tecnologia está presente em todas as áreas e a indústria da elevação vertical doméstica não é exceção. Os elevadores “mais inteligentes” permitem o seu controlo via smartphone, através de bluetooth, como é o caso dos Homelifts E20 da Liftech, ou de aplicações móveis. Para além disso, os sensores de segurança a sistemas de diagnóstico remoto são, também, uma grande tendência e serão uma grande ajuda.

Em suma…

Estima-se que os próximos anos venham a ser férteis na apresentação de várias novidades para esta área. A tecnologia evolui cada vez mais rápido e a procura aumenta. Por isso, se tem uma habitação com mais do que um piso e ainda não tem elevador doméstico, adapte o espaço o quanto antes, para garantir que acompanha as tendências e tem o equipamento mais adequado às suas necessidades. Mesmo que não faça a escolha do elevador no momento, preparar toda a envolvente é um bom ponto de partida para saber que, quando precisar, a instalação será mais fácil!

Acompanhe-nos e daremos, sempre, em primeira mão, todas as novidades desta área, que nos fazem ser líderes nacionais na comercialização de elevadores domésticos. Para mais informações não hesitem em contactar-nos através do info@liftech.pt ou 229 432 830.

Outros artigos que lhe poderão interessar

Elevadores domésticos podem transportar cadeiras de rodas? Os elevadores domésticos são uma das opções de acessibilidade que permitem o transporte de pessoas com a mobilidade reduzida. Mas todos darão para ca...
Descubra 4 principais dificuldades que os elevadores colmatam A importância dos elevadores na vida de todos os que frequentam espaços com mais do que um piso é do senso comum. Consideramos que os elevadores são ...
Elevadores residenciais: 8 coisas que provavelmente não sabe Os elevadores de casa não passam despercebidos num espaço. Atualmente, são equipamentos muito requisitados para novas habitações com escadas e tornar...